Um dos últimos resquícios da era Ford dentro da Land Rover, o conhecido motor 4.4 V8 turbodiesel deve ser aposentado em poucos meses. Conforme relata a imprensa do Reino Unido, a fabricante britânica já trabalha em um novo propulsor para fazer a substituição e deverá aplicá-lo inicialmente nos modelos Range Rover Sport e Range Rover Vogue.
Segundo a revista britânica Autocar, o novo motor é um 3.0 litros de 6 cilindros, já equipado com sistema híbrido-leve e bem mais eficiente que o antigo V8. A novidade será oferecida em duas configurações e estará disponível nas versões intermediária e de topo dos dois SUVs.
A primeira variante, batizada de D300, renderá 300 cv de potência e estará disponível nos acabamentos HSE, HSE Dynamic e Autobiography Dynamic do Range Rover Sport. O sistema híbrido-leve proporcionará aumento moderado da eficiência, além de ajudar nas saídas graças ao gerador de partida integrado. Dados prévios de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 225 km/h, além de consumo na casa dos 12,5 km/litro e emissões de 210g/km de CO2.
Já a segunda opção, com o selo D350, entregará 350 cv e estará disponível em versões mais sofisticadas, como a HST. Neste caso, são esperados os seguintes números: aceleração em 6,5 segundos e emissões de CO2 de até 225 g/km. Veículos da Jaguar também devem adotar os novos motores, especialmente o sedã XF e o SUV F-Pace.
O antigo 4.4 V8 atualmente é construído no México e toma como base um projeto de mais de 10 anos. A substituição acontece principalmente por conta das regras anti-poluição cada vez mais rígidas, que tornaram o propulsor obsoleto e pouco eficiente.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Range Rover não venderá carros com rodas maiores que 23 polegadas
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Range Rover Sport SV 2024 tem motor de BMW e vendas só para clientes VIP
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Avaliação: Range Rover Sport híbrido é luxuoso para quem quer dirigir
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Range Rover Sport PHEV 2024 chega ao Brasil a partir de R$ 985 mil