Land Rover enfim vai abandonar o motor V8 turbodiesel da Ford
Propulsor de 6 cilindros híbrido-leve fará a substituição nos modelos Range Rover Sport e Vogue
Um dos últimos resquícios da era Ford dentro da Land Rover, o conhecido motor 4.4 V8 turbodiesel deve ser aposentado em poucos meses. Conforme relata a imprensa do Reino Unido, a fabricante britânica já trabalha em um novo propulsor para fazer a substituição e deverá aplicá-lo inicialmente nos modelos Range Rover Sport e Range Rover Vogue.
Segundo a revista britânica Autocar, o novo motor é um 3.0 litros de 6 cilindros, já equipado com sistema híbrido-leve e bem mais eficiente que o antigo V8. A novidade será oferecida em duas configurações e estará disponível nas versões intermediária e de topo dos dois SUVs.
Galeria: Range Rover Sport HST
A primeira variante, batizada de D300, renderá 300 cv de potência e estará disponível nos acabamentos HSE, HSE Dynamic e Autobiography Dynamic do Range Rover Sport. O sistema híbrido-leve proporcionará aumento moderado da eficiência, além de ajudar nas saídas graças ao gerador de partida integrado. Dados prévios de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 225 km/h, além de consumo na casa dos 12,5 km/litro e emissões de 210g/km de CO2.
Já a segunda opção, com o selo D350, entregará 350 cv e estará disponível em versões mais sofisticadas, como a HST. Neste caso, são esperados os seguintes números: aceleração em 6,5 segundos e emissões de CO2 de até 225 g/km. Veículos da Jaguar também devem adotar os novos motores, especialmente o sedã XF e o SUV F-Pace.
O antigo 4.4 V8 atualmente é construído no México e toma como base um projeto de mais de 10 anos. A substituição acontece principalmente por conta das regras anti-poluição cada vez mais rígidas, que tornaram o propulsor obsoleto e pouco eficiente.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Range Rover não venderá carros com rodas maiores que 23 polegadas
Mercedes-AMG terá SUV elétrico com mais de 1.000 cv; veja 1ª imagem
Range Rover Sport SV 2024 tem motor de BMW e vendas só para clientes VIP
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Avaliação: Range Rover Sport híbrido é luxuoso para quem quer dirigir
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Range Rover Sport PHEV 2024 chega ao Brasil a partir de R$ 985 mil