O mercado brasileiro de automóveis já começou a sentir os efeitos do isolamento social em virtude da pandemia do coronavírus. Para se ter ideia, os emplacamentos da última sexta-feira (20) foram de apenas 6.977 unidades, contra 8.231 de quinta (19) e 10.825 de quarta (18) - no dia 5, chegou a haver um pico de 12.112 emplacamentos. É o primeiro sinal de que a tão esperada recuperação das vendas prevista para 2020 pode não acontecer, visto que ainda não há nenhum prazo estipulado para que a vida volte à normalidade.
Enquanto concessionárias são fechadas (menos na parte de oficina), praticamente todas as fábricas de automóveis e comerciais leves já anunciaram a suspensão da produção por, pelo menos, duas semanas - o que afetará inclusive alguns lançamentos previstos para os próximos meses. A Fiat já anunciou o adiamento da estreia da nova geração da Strada (seria em abril), a Volkswagen deixou o Nivus para o segundo semestre (era maio) e outras marcas podem fazer o mesmo, como a Nissan com o novo Versa (era junho) e a Peugeot com o novo 208.
Diante deste cenário, o mais provável é que não haja mudanças significativas no ranking de vendas daqui para o fim do mês - uma vez que os emplacamentos diários deverão ser reduzidos ainda mais nesta e nas próximas semanas. Em São Paulo, por exemplo, o governador João Doria decretou quarentena para a população a partir de amanhã (24).
No acumulado até sexta (20), o Onix segue líder com ampla margem, tendo o Ford Ka em segundo com praticamente metade do volume. Antes em quarto, o sedã Onix Plus superou o HB20 e completa o pódio. O destaque do mês segue com o T-Cross, que não só lidera entre os SUVs como já deixou o Polo para trás e só perde para o Gol como o VW mais vendido.
Já o destaque negativo fica por conta do Compass, numa incômoda 17ª posição, e com o HR-V crescendo no retrovisor. Agora é esperar para ver o que os próximos dias e semanas nos reservam...
POS. |
MODELO |
PARC. MAR. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
11.565 |
2º |
FORD KA |
6.822 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
6.372 |
4º |
HYUNDAI HB20 |
6.197 |
5º |
FIAT ARGO |
5.867 |
6º |
VW GOL |
5.392 |
7º |
VW T-CROSS |
4.287 |
8º |
JEEP RENEGADE |
4.240 |
9º |
RENAULT KWID |
3.815 |
10º |
VW POLO |
3.658 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
3.489 |
12º |
NISSAN KICKS |
3.452 |
13º |
FORD KA SEDAN |
3.440 |
14º |
HYUNDAI CRETA |
3.379 |
15º |
FIAT MOBI |
3.356 |
16º |
RENAULT SANDERO |
3.168 |
17º |
JEEP COMPASS |
2.916 |
18º |
HONDA HR-V |
2.680 |
19º |
VW VIRTUS |
2.431 |
20º |
FORD ECOSPORT |
1.956 |
Fonte: Renavam e Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos