O Onix, sem nenhuma surpresa, manteve o domínio das vendas entre os hatches compactos. Embora perdendo participação em relação a janeiro, o modelo da Chevrolet encerrou o mês de fevereiro com 17.652 emplacamentos, mais do que a soma do Hyundai HB20 (8.402) e do Ford Ka (8.183) – este, aliás, foi o mês mais forte para o coreano desde agosto passado (9.204).
A disputa pelo quarto lugar foi acirradíssima, com o VW Gol vencendo o Fiat Argo por apenas 27 unidades (5.944 x 5.917), com o Fiat em baixa. Crescendo quase 15% em relação a 2019, o VW Polo (5.517) foi o sexto, com quase 1,5 mil unidades de vantagem sobre o Renault Sandero (4.052). Da oitava à décima segunda posições, todos os modelos perderam fôlego, com o veterano VW Fox (2.183), em 9º, registrando a maior retração (-42,5%).
Agora sem contar com a versão 1.0, o Nissan March (611), em 13º, completou 18 meses sem conseguir emplacar pelo menos mil unidades mensais. Ainda assim, o representante da marca japonesa teve a maior evolução sobre 2019 (+76,6%) graças a promoções realizadas pela rede de concessionárias.
Já os franceses continuam em sua maré baixa. Somados, Peugeot 208 (212) e Citroën C3 (166) sequer chegaram a 400 unidades. A situação do Peugeot, no entanto, deve melhorar nos próximos meses com a chegada da nova geração, que por sinal acaba de ganhar o prêmio de Carro do Ano na Europa.
Novidade do segmento, o Kia Rio não parece capaz de se destacar entre os rivais: lançado em janeiro, registrou apenas 32 unidades em seu 2º mês de loja.
1º |
CHEVROLET ONIX |
17652 |
17463 |
18389 |
26,99% |
28,37% |
1,08% |
-4,01% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
8402 |
6555 |
8051 |
12,85% |
10,65% |
28,18% |
4,36% |
3º |
FORD KA |
8183 |
7334 |
7632 |
12,51% |
11,91% |
11,58% |
7,22% |
4º |
VW GOL |
5944 |
6030 |
4565 |
9,09% |
9,80% |
-1,43% |
30,21% |
5º |
FIAT ARGO |
5917 |
4794 |
6672 |
9,05% |
7,79% |
23,43% |
-11,32% |
6º |
VW POLO |
5517 |
5593 |
4813 |
8,43% |
9,09% |
-1,36% |
14,63% |
7º |
RENAULT SANDERO |
4052 |
3138 |
3604 |
6,19% |
5,10% |
29,13% |
12,43% |
8º |
TOYOTA YARIS |
2487 |
2608 |
2828 |
3,80% |
4,24% |
-4,64% |
-12,06% |
9º |
VW FOX |
2183 |
2958 |
3795 |
3,34% |
4,80% |
-26,20% |
-42,48% |
10º |
HONDA FIT |
1734 |
1513 |
2278 |
2,65% |
2,46% |
14,61% |
-23,88% |
11º |
FIAT UNO |
1274 |
1138 |
2000 |
1,95% |
1,85% |
11,95% |
-36,30% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1040 |
1514 |
1298 |
1,59% |
2,46% |
-31,31% |
-19,88% |
13º |
NISSAN MARCH |
611 |
538 |
346 |
0,93% |
0,87% |
13,57% |
76,59% |
14º |
PEUGEOT 208 |
212 |
208 |
697 |
0,32% |
0,34% |
1,92% |
-69,58% |
15º |
CITROËN C3 |
166 |
125 |
367 |
0,25% |
0,20% |
32,80% |
-54,77% |
16º |
KIA RIO |
32 |
42 |
0 |
0,05% |
0,07% |
-23,81% |
NOVO |
17º |
FORD FIESTA |
2 |
10 |
675 |
0,00% |
0,02% |
-80,00% |
-99,70% |
18º |
FIAT PALIO |
1 |
0 |
4 |
0,00% |
0,00% |
- |
-75,00% |
19º |
FIAT PUNTO |
1 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
65410 |
61561 |
68015 |
100,00% |
100,00% |
6,25% |
-3,83% |
Entre os modelos de entrada, o Kwid (5.813) manteve a liderança, mas desta vez com menor vantagem em relação ao Fiat Mobi (4.678). Este, aliás, foi o pior desempenho do Renault em exatos 12 meses. Com a maior evolução no período (+19,4%), o VW up! superou, por muito pouco, os mil emplacamentos (1.002).
POS. |
MODELO |
FEV/20 |
JAN/20 |
FEV/19 |
% FEV 20 |
% JAN 20 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
RENAULT KWID |
5813 |
6739 |
5473 |
50,57% |
56,35% |
-13,74% |
6,21% |
2º |
FIAT MOBI |
4678 |
4316 |
4885 |
40,70% |
36,09% |
8,39% |
-4,24% |
3º |
VW UP! |
1002 |
892 |
839 |
8,72% |
7,46% |
12,33% |
19,43% |
4º |
CHERY QQ |
2 |
13 |
233 |
0,02% |
0,11% |
-84,62% |
-99,14% |
|
|
11495 |
11960 |
11430 |
100,00% |
100,00% |
-3,89% |
0,57% |
HATCHES PREMIUM
Na faixa de hatches mais sofisticados, a retração nas vendas se aproximou dos 55%. Agora sem contar com a concorrência direta dos rivais Focus e Golf, o Chevrolet Cruze Sport6 fechou o mês de fevereiro com 67% de participação de mercado. Os 331 emplacamentos, no entanto, representaram menos da metade do registrado em janeiro, quando unidades da linha 2019 ainda estava sendo comercializadas em condições promocionais.
Falando nos representantes da Ford e da VW, cada um deles ainda conquistou a preferência de apenas dois consumidores, mesmo número do Mercedes Classe A e do Volvo V40 e abaixo do VW Fusca (6). Vice-líder, o Mini Cooper (94) emplacou mais do que o triplo do novo BMW Série 1 (30), com o Audi A3 (25) em quarto lugar.
POS. |
MODELO |
FEV/20 |
JAN/20 |
FEV/19 |
% FEV 20 |
% JAN 20 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
331 |
755 |
477 |
67,00% |
86,58% |
-56,16% |
-30,61% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW |
94 |
71 |
93 |
19,03% |
8,14% |
32,39% |
1,08% |
3º |
BMW SÉRIE 1 |
30 |
13 |
3 |
6,07% |
1,49% |
130,77% |
900,00% |
4º |
AUDI A3 |
25 |
10 |
14 |
5,06% |
1,15% |
150,00% |
78,57% |
5º |
VW FUSCA |
6 |
5 |
2 |
1,21% |
0,57% |
20,00% |
200,00% |
6º |
FORD FOCUS |
2 |
4 |
123 |
0,40% |
0,46% |
-50,00% |
-98,37% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
2 |
2 |
85 |
0,40% |
0,23% |
0,00% |
-97,65% |
8º |
VOLVO V40 |
2 |
3 |
46 |
0,40% |
0,34% |
-33,33% |
-95,65% |
9º |
VW GOLF |
2 |
9 |
251 |
0,40% |
1,03% |
-77,78% |
-99,20% |
|
|
494 |
872 |
1094 |
100,00% |
100,00% |
-43,35% |
-54,84% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela