SUVs somam 4 modelos no Top 10 das vendas diretas em fevereiro
Compass e Renegade tiveram a companhia de Kicks e T-Cross; Dupla Onix lidera mais uma vez
Depois de um início de ano em que as vendas diretas representaram menos de 39% do total comercializado no período, a modalidade avançou e encerrou fevereiro com 45,97% dos 192.639 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil. Fiat (19,78%), Volkswagen (18,49%) e Chevrolet (15,79%) repetiram o pódio do mês anterior, com a Ford (8,42%) subindo para quarto e a Jeep (7,96%) aparecendo em quinto.
Assim como no ranking geral, a Chevrolet emplacou Onix (6.832) e Onix Plus (4.463) como os dois mais vendidos, este último com quase metade de seus emplacamentos na modalidade. Vice-líder em janeiro, o VW Gol (3.912) completou o pódio, com o Ford Ka (3.666) bem próximo. O top 5 foi completado pelo Jeep Compass (3.524), com mais de 75% de suas unidades.
Os SUVs, aliás, foram o destaque do período, com outros três representantes no top 10: o Jeep Renegade (3.507) em 6º, o Nissan Kicks (3.414) em 7º e o VW T-Cross (3.318) em 8º, todos eles com mais de 60% de representatividade na modalidade. Renault Sandero (2.530) e Fiat Argo (2.484) completaram o pelotão de cima.
No quesito dependência da venda direta, nenhum modelo superou o Doblò: com 335 unidades, o representante da Fiat teve mais de 95% de suas unidades fora do varejo – o VW Voyage (1.549), em 15º, foi o mais próximo (91,4%). Situação oposta, por exemplo, à do VW Fox (204), o único do top 50 abaixo dos 10%.
Dentre os comerciais leves, apenas a Toyota Hilux (1.100), 4ª, e a Chevrolet S10 (718), 7ª, ficaram abaixo dos 50% de dependência no top 10. Acima dos 80%, as duas representantes da Fiat abriram boa vantagem sobre os demais: Strada (5.019) e Toro (3.601). Três modelos tiveram 100% de participação: Citroën Berlingo (2), Hyundai H350 (2) e Fiat Doblò (1).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
FEV 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.832 |
38,70% |
17.652 |
2º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.463 |
48,92% |
9.123 |
3º |
VW GOL |
3.912 |
65,81% |
5.944 |
4º |
FORD KA |
3.666 |
44,80% |
8.183 |
5º |
JEEP COMPASS |
3.524 |
75,23% |
4.684 |
6º |
JEEP RENEGADE |
3.507 |
65,50% |
5.354 |
7º |
NISSAN KICKS |
3.414 |
68,90% |
4.955 |
8º |
VW T-CROSS |
3.318 |
61,74% |
5.374 |
9º |
RENAULT SANDERO |
2.530 |
62,44% |
4.052 |
10º |
FIAT ARGO |
2.484 |
41,98% |
5.917 |
11º |
HYUNDAI HB20 |
2.436 |
28,99% |
8.402 |
12º |
FIAT MOBI |
2.272 |
48,57% |
4.678 |
13º |
FORD KA SEDAN |
2.150 |
70,45% |
3.052 |
14º |
HYUNDAI CRETA |
1.933 |
43,30% |
4.464 |
15º |
VW VOYAGE |
1.549 |
91,44% |
1.694 |
16º |
RENAULT LOGAN |
1.373 |
79,14% |
1.735 |
17º |
RENAULT KWID |
1.369 |
23,55% |
5.813 |
18º |
VW POLO |
1.356 |
24,58% |
5.517 |
19º |
VW VIRTUS |
1.283 |
42,11% |
3.047 |
20º |
FIAT UNO |
1.134 |
89,01% |
1.274 |
21º |
HYUNDAI HB20S |
1.114 |
41,97% |
2.654 |
22º |
FORD ECOSPORT |
953 |
39,06% |
2.440 |
23º |
CITROËN C4 CACTUS |
866 |
59,85% |
1.447 |
24º |
FIAT SIENA |
806 |
55,17% |
1.461 |
25º |
CHEVROLET SPIN |
800 |
50,09% |
1.597 |
26º |
NISSAN VERSA |
773 |
41,31% |
1.871 |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
741 |
42,83% |
1.730 |
28º |
TOYOTA COROLLA |
691 |
15,30% |
4.515 |
29º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
586 |
51,81% |
1.131 |
30º |
RENAULT CAPTUR |
544 |
57,26% |
950 |
31º |
HONDA FIT |
493 |
28,43% |
1.734 |
32º |
FIAT CRONOS |
409 |
30,07% |
1.360 |
33º |
TOYOTA YARIS HATCH |
408 |
16,41% |
2.487 |
34º |
HONDA CITY |
361 |
38,61% |
935 |
35º |
VW JETTA |
347 |
45,01% |
771 |
36º |
HONDA HR-V |
338 |
11,31% |
2.989 |
37º |
FIAT DOBLÒ |
335 |
95,44% |
351 |
38º |
CHERY TIGGO 5X |
317 |
30,60% |
1.036 |
39º |
PEUGEOT 2008 |
284 |
55,25% |
514 |
40º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
276 |
44,23% |
624 |
41º |
RENAULT DUSTER |
244 |
33,89% |
720 |
42º |
VW UP |
237 |
23,65% |
1.002 |
43º |
TOYOTA SW4 |
216 |
27,55% |
784 |
44º |
NISSAN MARCH |
208 |
34,04% |
611 |
45º |
VW FOX |
204 |
9,34% |
2.183 |
46º |
VW TIGUAN |
184 |
19,70% |
934 |
47º |
CHEVROLET TRACKER |
174 |
13,01% |
1.337 |
48º |
CHERY TIGGO 7 |
156 |
53,79% |
290 |
49º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
149 |
14,33% |
1.040 |
50º |
HONDA WR-V |
130 |
12,12% |
1.073 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
FEV 20 |
1º |
FIAT STRADA |
5.019 |
96,71% |
5.190 |
2º |
FIAT TORO |
3.601 |
80,49% |
4.474 |
3º |
VW SAVEIRO |
2.939 |
92,19% |
3.188 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.100 |
35,20% |
3.125 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.080 |
76,49% |
1.412 |
6º |
VW AMAROK |
979 |
59,73% |
1.639 |
7º |
CHEVROLET S10 |
718 |
40,31% |
1.781 |
8º |
FORD RANGER |
666 |
50,61% |
1.316 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
467 |
61,05% |
765 |
10º |
FIAT DUCATO |
360 |
88,89% |
405 |
11º |
RENAULT MASTER |
347 |
62,30% |
557 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
237 |
36,46% |
650 |
13º |
CHEVROLET MONTANA |
214 |
83,92% |
255 |
14º |
CITROËN JUMPY |
169 |
96,02% |
176 |
15º |
RENAULT DUSTER OROCH |
163 |
26,33% |
619 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
136 |
75,14% |
181 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
96 |
73,85% |
130 |
18º |
RAM 2500 |
76 |
88,37% |
86 |
19º |
HYUNDAI HR |
73 |
17,10% |
427 |
20º |
PEUGEOT BOXER |
65 |
95,59% |
68 |
21º |
IVECO DAILY 35S14 |
61 |
33,33% |
183 |
22º |
VW EXPRESS |
54 |
18,69% |
289 |
23º |
CITROËN JUMPER |
27 |
84,38% |
32 |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
21 |
25,30% |
83 |
25º |
IVECO DAILY |
3 |
42,86% |
7 |
26º |
CITROËN BERLINGO |
2 |
100,00% |
2 |
27º |
HYUNDAI H350 |
2 |
100,00% |
2 |
28º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação
Ouça nosso podcast:
Galeria: VW T-Cross 200 TSI MT - Teste
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia