O varejo foi responsável por 54,03% dos 192.639 automóveis e comerciais leves emplacados em fevereiro de 2020 – em relação a janeiro, houve redução superior a sete pontos percentuais. Chevrolet (19,37%) e Volkswagen (14,66%) se mantiveram à frente entre as montadoras, com a Toyota (10,73%) completando o pódio e a Hyundai (10,38%) superando a Fiat (8,67%).
Entre os automóveis, não houve nenhuma alteração em relação ao top 4 do mês anterior, com o Chevrolet Onix (10.820) sem dar chances ao Hyundai HB20 (5.966), ao Chevrolet Onix Plus (4.660) e ao Ford Ka (4.517). Dono da maior força no varejo dentre os cinco primeiros (76,45%), o Renault Kwid emplacou 4.444 unidades – o VW Polo (4.161), com 75,4%, ficou bem próximo.
Atrás do Toyota Corolla (3.824) e do Fiat Argo (3.433), o Honda HR-V venceu o Hyundai Creta por exatas 120 unidades (2.651 x 2.531) para se manter no topo entre os SUVs. Toyota Corolla (3.824), em 7º, e Honda Civic (1.787), em 17º, mostraram que sedãs médios japoneses ainda marcam presença entre os mais vendidos.
Com força concentrada nas vendas diretas, o veterano VW Gol (2.032) ficou atrás do VW T-Cross (2.056). Destaques para o Caoa Chery Tiggo 5X (719) à frente do Citroën C4 Cactus (581) e para o Mercedes Classe C (350), único representante de marcas premium no top 50, vendendo quase o mesmo que o Renault Logan (362).
Sem rivais diretos entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.025) emplacou mais do que a soma da Chevrolet S10 (1.063) e da Fiat Toro (873), ambas em posições invertidas em relação a janeiro. Líderes entre as picapes pequenas no geral, Fiat Strada (171) e VW Saveiro (249) venderam menos do que a Nissan Frontier (298) e não entraram no top 10.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
10.820 |
61,30% |
17.652 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5.966 |
71,01% |
8.402 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.660 |
51,08% |
9.123 |
4º |
FORD KA |
4.517 |
55,20% |
8.183 |
5º |
RENAULT KWID |
4.444 |
76,45% |
5.813 |
6º |
VW POLO |
4.161 |
75,42% |
5.517 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.824 |
84,70% |
4.515 |
8º |
FIAT ARGO |
3.433 |
58,02% |
5.917 |
9º |
HONDA HR-V |
2.651 |
88,69% |
2.989 |
10º |
HYUNDAI CRETA |
2.531 |
56,70% |
4.464 |
11º |
FIAT MOBI |
2.406 |
51,43% |
4.678 |
12º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.079 |
83,59% |
2.487 |
13º |
VW T-CROSS |
2.056 |
38,26% |
5.374 |
14º |
VW GOL |
2.032 |
34,19% |
5.944 |
15º |
VW FOX |
1.979 |
90,66% |
2.183 |
16º |
JEEP RENEGADE |
1.847 |
34,50% |
5.354 |
17º |
HONDA CIVIC |
1.787 |
93,56% |
1.910 |
18º |
VW VIRTUS |
1.764 |
57,89% |
3.047 |
19º |
NISSAN KICKS |
1.541 |
31,10% |
4.955 |
20º |
HYUNDAI HB20S |
1.540 |
58,03% |
2.654 |
21º |
RENAULT SANDERO |
1.522 |
37,56% |
4.052 |
22º |
FORD ECOSPORT |
1.487 |
60,94% |
2.440 |
23º |
HONDA FIT |
1.241 |
71,57% |
1.734 |
24º |
CHEVROLET TRACKER |
1.163 |
86,99% |
1.337 |
25º |
JEEP COMPASS |
1.160 |
24,77% |
4.684 |
26º |
NISSAN VERSA |
1.098 |
58,69% |
1.871 |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
989 |
57,17% |
1.730 |
28º |
FIAT CRONOS |
951 |
69,93% |
1.360 |
29º |
HONDA WR-V |
943 |
87,88% |
1.073 |
30º |
FORD KA SEDAN |
902 |
29,55% |
3.052 |
31º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
891 |
85,67% |
1.040 |
32º |
CHEVROLET SPIN |
797 |
49,91% |
1.597 |
33º |
VW UP |
765 |
76,35% |
1.002 |
34º |
VW TIGUAN |
750 |
80,30% |
934 |
35º |
CHERY TIGGO 5X |
719 |
69,40% |
1.036 |
36º |
FIAT SIENA |
655 |
44,83% |
1.461 |
37º |
CITROËN C4 CACTUS |
581 |
40,15% |
1.447 |
38º |
HONDA CITY |
574 |
61,39% |
935 |
39º |
TOYOTA SW4 |
568 |
72,45% |
784 |
40º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
545 |
48,19% |
1.131 |
41º |
RENAULT DUSTER |
476 |
66,11% |
720 |
42º |
CHERY TIGGO 2 |
443 |
100,00% |
443 |
43º |
TOYOTA RAV4 |
438 |
96,90% |
452 |
44º |
VW JETTA |
424 |
54,99% |
771 |
45º |
RENAULT CAPTUR |
406 |
42,74% |
950 |
46º |
NISSAN MARCH |
403 |
65,96% |
611 |
47º |
RENAULT LOGAN |
362 |
20,86% |
1.735 |
48º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
350 |
99,72% |
351 |
49º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
348 |
55,77% |
624 |
50º |
CHEVROLET EQUINOX |
327 |
89,10% |
367 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV 20 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.025 |
64,80% |
3.125 |
2º |
CHEVROLET S10 |
1.063 |
59,69% |
1.781 |
3º |
FIAT TORO |
873 |
19,51% |
4.474 |
4º |
VW AMAROK |
660 |
40,27% |
1.639 |
5º |
FORD RANGER |
650 |
49,39% |
1.316 |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
456 |
73,67% |
619 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
413 |
63,54% |
650 |
8º |
HYUNDAI HR |
354 |
82,90% |
427 |
9º |
FIAT FIORINO |
332 |
23,51% |
1.412 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
298 |
38,95% |
765 |
11º |
VW SAVEIRO |
249 |
7,81% |
3.188 |
12º |
VW EXPRESS |
235 |
81,31% |
289 |
13º |
KIA K2500 |
229 |
100,00% |
229 |
14º |
RENAULT MASTER |
210 |
37,70% |
557 |
15º |
FIAT STRADA |
171 |
3,29% |
5.190 |
16º |
IVECO DAILY 35S14 |
122 |
66,67% |
183 |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
78 |
100,00% |
78 |
18º |
IVECO DAILY 30S13 |
62 |
74,70% |
83 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
58 |
100,00% |
58 |
20º |
FIAT DUCATO |
45 |
11,11% |
405 |
21º |
PEUGEOT EXPERT |
45 |
24,86% |
181 |
22º |
CHEVROLET MONTANA |
41 |
16,08% |
255 |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
34 |
26,15% |
130 |
24º |
JAC V260 |
14 |
100,00% |
14 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
14 |
100,00% |
14 |
26º |
FOTON AUMARK 1039 |
11 |
100,00% |
11 |
27º |
RAM 2500 |
10 |
11,63% |
86 |
28º |
EFFA V22 |
9 |
100,00% |
9 |
29º |
EFFA V21 |
8 |
100,00% |
8 |
30º |
CITROËN JUMPY |
7 |
3,98% |
176 |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
6 |
100,00% |
6 |
32º |
CITROËN JUMPER |
5 |
15,63% |
32 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
5 |
100,00% |
5 |
34º |
IVECO DAILY |
4 |
57,14% |
7 |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
3 |
100,00% |
3 |
36º |
MERCEDES-BENZ VITO |
3 |
100,00% |
3 |
37º |
PEUGEOT BOXER |
3 |
4,41% |
68 |
38º |
EFFA K01 |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
FORD F250 |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
CHEVROLET |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
EFFA K02 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
EFFA PLUTUS |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
FORD F100 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
FOTON TM 2.8 |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
GMC |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
GMC BRASINCA |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
HAFEI START PICKUP |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro