Novo VW Golf GTI 2021 tem 245 cv e mantém câmbio manual
Oitava geração ganha 15 cv em celebração aos 44 anos desde a primeira versão
A oitava geração do Volkswagen Golf foi apresentada em novembro de 2019, mas uma das principais versões só aparece agora. O Golf GTI MK8 finalmente dá as caras com boas novidades para os antigos fãs do esportivo e também para quem gosta de tecnologias. Por um lado, traz o motor 2.0 turbo agora com 245 cv, mantendo a opção do câmbio manual de 6 marchas ou dupla embreagem (DSG) com 7 marchas. Por outro, traz diversos auxiliares de condução e sistemas de comunicação, além de duas telas com 10" e 10,25" no painel.
O Golf GTI ganhou 15 cv e chegou a 37,7 kgfm de torque no 2.0 turbo EA888 evo4. Para a alegria dos puristas, o câmbio manual de 6 marchas se mantém em linha e o DSG de 7 marchas ganhou uma alavanca "shift-by-wire", ou seja, sem cabos ligando o controle ao câmbio. A alavanca é inclusive similar a usada no Porsche 911, de tamanho compacto.
O visual acompanha as mudanças feitas nas demais versões do Golf. O GTI (assim como o GTE e o GTD) tem para-choques exclusivos, com uma grande grade em forma de colmeia e faróis de neblina que acompanham este desenho (por trás da grade), difusor traseiro e um discreto aerofólio. As rodas são de 17", com opção de 18" ou 19" como opcionais. Na dianteira, uma faixa vermelha pode até acender até mesmo na grade, que carrega o logo GTI como manda a tradição.
Galeria: Volkswagen Golf GTI 2020
Por dentro, duas telas compõem o show, com uma de 10,25" para os instrumentos (com grafismo exclusivo para o GTI) e uma de 10" para o sistema multimídia, que é capaz inclusive de se conectar com outros carros. LEDs configuráveis ganharam posição em diversas áreas do interior, além do volante de três raios em couro.
Na carga tecnológica, o Golf GTI traz de série assistência os sistemas de permanência em faixa, frenagem de emergência com detector de pedestres e suspensão mais baixa em 15 mm. Falando em suspensão, temos amortecedores adaptativos e diferencial blocante (XDS) trabalhando em conjunto. Os ajustes dependem do modo de condução selecionado: ECO, COMFORT e SPORT.
A Volkswagen não deve trazer o Golf GTI de volta ao Brasil. A oitava geração, até então, é especulada para nosso mercado apenas com a versão GTE, híbrida, que agora também tem 245 cv.
Ouça nosso podcast:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito