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Novo VW Golf GTI 2021 tem 245 cv e mantém câmbio manual

Oitava geração ganha 15 cv em celebração aos 44 anos desde a primeira versão

Volkswagen Golf GTI 2020

A oitava geração do Volkswagen Golf foi apresentada em novembro de 2019, mas uma das principais versões só aparece agora. O Golf GTI MK8 finalmente dá as caras com boas novidades para os antigos fãs do esportivo e também para quem gosta de tecnologias. Por um lado, traz o motor 2.0 turbo agora com 245 cv, mantendo a opção do câmbio manual de 6 marchas ou dupla embreagem (DSG) com 7 marchas. Por outro, traz diversos auxiliares de condução e sistemas de comunicação, além de duas telas com 10" e 10,25" no painel.

O Golf GTI ganhou 15 cv e chegou a 37,7 kgfm de torque no 2.0 turbo EA888 evo4. Para a alegria dos puristas, o câmbio manual de 6 marchas se mantém em linha e o DSG de 7 marchas ganhou uma alavanca "shift-by-wire", ou seja, sem cabos ligando o controle ao câmbio. A alavanca é inclusive similar a usada no Porsche 911, de tamanho compacto. 

O visual acompanha as mudanças feitas nas demais versões do Golf. O GTI (assim como o GTE e o GTD) tem para-choques exclusivos, com uma grande grade em forma de colmeia e faróis de neblina que acompanham este desenho (por trás da grade), difusor traseiro e um discreto aerofólio. As rodas são de 17", com opção de 18" ou 19" como opcionais. Na dianteira, uma faixa vermelha pode até acender até mesmo na grade, que carrega o logo GTI como manda a tradição. 

Galeria: Volkswagen Golf GTI 2020

Por dentro, duas telas compõem o show, com uma de 10,25" para os instrumentos (com grafismo exclusivo para o GTI) e uma de 10" para o sistema multimídia, que é capaz inclusive de se conectar com outros carros. LEDs configuráveis ganharam posição em diversas áreas do interior, além do volante de três raios em couro.

Na carga tecnológica, o Golf GTI traz de série assistência os sistemas de permanência em faixa, frenagem de emergência com detector de pedestres e suspensão mais baixa em 15 mm. Falando em suspensão, temos amortecedores adaptativos e diferencial blocante (XDS) trabalhando em conjunto. Os ajustes dependem do modo de condução selecionado: ECO, COMFORT e SPORT. 

A Volkswagen não deve trazer o Golf GTI de volta ao Brasil. A oitava geração, até então, é especulada para nosso mercado apenas com a versão GTE, híbrida, que agora também tem 245 cv. 

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