O Ford Fiesta é o carro mais vendido do Reino Unido e, quando o líder tem que reduzir sua produção, é sinal de que algo está errado. A fabricante cortou um dos cinco dias de montagem do hatch, fazendo com que ele seja fabricado apenas quatro dias no complexo em Colônia (Alemanha). E esta decisão pode seguir até o final do ano, embora a marca preveja analisar novamente a situação em maio, como diz o Automotive News Europe.
A decisão foi causada por conta do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Os britânicos estão receosos sobre o efeito que isso terá na economia e estão evitando comprar coisas mais caras, o que levou o mercado automotivo a cair 7,3% em janeiro em comparação com 2019. E, como um a cada três Fiestas produzidos na Europa vão para o Reino Unido (que é o segundo maior mercado europeu), a marca decidiu reduzir a produção.
Cortar um dia de produção do Fiesta irá afetar 2.200 trabalhadores da fábrica em Colônia, que atualmente monta 1.150 unidades por dia. Em nota, a Ford confirmou a mudança na estratégia. "O sul da Europa e o Reino Unido estão com uma demanda menor [pelo Fiesta], levando à necessidade de ajustar a produção".
O Brexit ainda irá afetar mais a economia do Reino Unido. A BMW anunciou recentemente que a nova geração do Mini foi adiada e deve dar as caras somente após 2022. Outras marcas já foram mais enfáticas em suas reações. A Honda fechará sua fábrica em Swindon até o final de 2021, passando a montagem do Civic hatch para outro país, enquanto a Jaguar Land Rover fez uma parada temporária em quatro linhas de produção.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford aposentará Fiesta na Europa por falta de espaço para elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Motorista americano transforma Ford Fiesta em um ultra-compacto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Vendas: Fiesta volta à liderança no Reino Unido após quase 2 anos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Tiggo 8 Max Drive, Tucson de volta, HR-V Turbo e mais