Ford Fiesta tem produção reduzida na Europa por conta do Brexit
Fabricante cortará um dia de produção do hatch. Uma a cada três unidades do compacto eram destinadas ao Reino Unido
O Ford Fiesta é o carro mais vendido do Reino Unido e, quando o líder tem que reduzir sua produção, é sinal de que algo está errado. A fabricante cortou um dos cinco dias de montagem do hatch, fazendo com que ele seja fabricado apenas quatro dias no complexo em Colônia (Alemanha). E esta decisão pode seguir até o final do ano, embora a marca preveja analisar novamente a situação em maio, como diz o Automotive News Europe.
Galeria: Novo Ford Fiesta 2018
A decisão foi causada por conta do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Os britânicos estão receosos sobre o efeito que isso terá na economia e estão evitando comprar coisas mais caras, o que levou o mercado automotivo a cair 7,3% em janeiro em comparação com 2019. E, como um a cada três Fiestas produzidos na Europa vão para o Reino Unido (que é o segundo maior mercado europeu), a marca decidiu reduzir a produção.
Cortar um dia de produção do Fiesta irá afetar 2.200 trabalhadores da fábrica em Colônia, que atualmente monta 1.150 unidades por dia. Em nota, a Ford confirmou a mudança na estratégia. "O sul da Europa e o Reino Unido estão com uma demanda menor [pelo Fiesta], levando à necessidade de ajustar a produção".
O Brexit ainda irá afetar mais a economia do Reino Unido. A BMW anunciou recentemente que a nova geração do Mini foi adiada e deve dar as caras somente após 2022. Outras marcas já foram mais enfáticas em suas reações. A Honda fechará sua fábrica em Swindon até o final de 2021, passando a montagem do Civic hatch para outro país, enquanto a Jaguar Land Rover fez uma parada temporária em quatro linhas de produção.
Galeria: Ford Fiesta ST-Line 2017
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford aposentará Fiesta na Europa por falta de espaço para elétricos
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Motorista americano transforma Ford Fiesta em um ultra-compacto
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Vendas: Fiesta volta à liderança no Reino Unido após quase 2 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Semana Motor1.com: Tiggo 8 Max Drive, Tucson de volta, HR-V Turbo e mais