À venda no mercado internacional desde 2014, a atual geração do Honda HR-V já tem data marcada para se aposentar e abrir espaço para uma nova linhagem. Conforme adianta a imprensa japonesa, a próxima encarnação do SUV se encontra em fase avançada de desenvolvimento e deverá ser apresentada no início de 2021 - mais precisamente em meados de março. O projeto está sendo tocado pela matriz e inclui avanços importantes em termos de design e mecânica. No primeiro caso, tudo indica que a pegada cupê será ainda mais evidente e marcante nas linhas da carroceria. No segundo, a chegada de um novo sistema híbrido (opção já oferecida atualmente no exterior) promete ser o grande destaque.
Segundo a imprensa japonesa, o nível de evolução do HR-V 2021 será semelhante ao da nova geração do Fit (que avançou tecnologicamente sem perder características importantes como espaço e versatilidade), porém com design mais emocional. Especulações indicam que a proposta será parecida com a que vemos no Mazda CX-30. O novo estilo também deixará o modelo ligeiramente maior, alcançando 4,40 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,59 m de altura. Para efeito de comparação, o HR-V atual mede 4,32 m, 1,77 m e 1,58 m, respectivamente. Já a distância entre-eixos será mantida na casa dos 2,61 metros.
Mecanicamente, a principal novidade ficará por conta da nova geração do sistema híbrido. Batizado de e:HEV, o conjunto será formado pela união do motor 1.5 a gasolina com dois propulsor elétricos - exatamente como na nova geração do Fit. No monovolume, toda movimentação inicial até 80 km/h é feita pelo primeiro motor elétrico, chamado de motor de propulsão. Em situações de maior demanda de força, o motor a combustão começa a funcionar apenas para transmitir a rotação para o segundo motor (elétrico), chamado de motor de geração.
Esta versão será oferecida principalmente no Japão (onde o HR-V recebe o nome de Vezel), além de mercados da Europa. No Brasil, a julgar pelo lançamento na Ásia em 2021, a nova geração deve chegar em 2022.
Além de uma geração inteiramente nova, o HR-V ganhará também um irmão menor. Segundo fontes ligadas à marca, trata-se de um SUV de entrada desenvolvido para rivalizar diretamente com o Toyota Raize, lançado no final do ano passado. O novo HR-V, por sua vez, terá a missão de enfrentar outro Toyota, o C-HR.
Teaser: Honda D Concept, apresentado em 2015
Fonte: Best Car Web
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Honda HR-V 2025 é lançado com facelift; veja o que muda
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5T e o preço do sucesso
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais