O número de emplacamentos de SUVs e crossovers intermediários cresceu em janeiro apenas 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho só não foi negativo porque os três modelos mais vendidos registraram números positivos. Líder da turma, o Jeep Compass (4.312) emplacou cinco vezes mais do que o adversário mais próximo.
O destaque do início de 2020, no entanto, veio da Toyota. Com 593 unidades, o RAV4, em alta de quase 80% no período, reduziu para 204 unidades uma desvantagem que havia sido de quase 900 unidades em dezembro em relação ao Volkswagen Tiguan (797), abaixo dos mil emplacamentos pela 1ª vez desde março passado (867).
Separados por apenas uma unidade, Hyundai ix35 (328) e Chevrolet Equinox (327) repetiram as posições do mês anterior, ambos em baixa. Perdendo mais de 45% dos consumidores de 2019, o Kia Sportage (229) não tinha um desempenho tão fraco desde abril de 2017 (195). Após registrar seu recorde no último ranking, o Caoa Chery Tiggo 7 (181), em empate com o Hyundai Tucson (181), foi superado pelos Mitsubishi ASX (211) e Eclipse Cross (191).
Sem o apelo de outrora, o Honda CR-V (71) vendeu menos da metade do Peugeot 3008 (147), com o Mitsubishi Outlander (112) entre os dois. Mostrando que a tarefa dos chineses ainda é, em geral, bastante complicada no mercado brasileiro, o JAC T60 encerrou seu segundo mês de mercado com apenas 4 emplacamentos – só não foi o lanterna porque o Subaru Outback registrou 2 unidades.
Na faixa superior, a retração nas vendas foi superior a 24%. Embora dono de quase 70% do segmento, o Toyota SW4 (879) não conseguiu atingir os mil emplacamentos – a última vez havia sido em junho (952). Com queda ainda maior (-36,7%), o Chevrolet Trailblazer (164) ficou apenas 20 unidades à frente do Mitsubishi Pajero (144), que quase duplicou os números de 2019. Lembrando que o Trailblazer agora é vendido em versão única e somente com o motorização diesel. Além disso, ele passará por uma reestilização neste ano.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/20 |
DEZ/19 |
JAN/19 |
% JAN 20 |
% DEZ 19 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
JEEP COMPASS |
4312 |
5839 |
4109 |
55,47% |
53,31% |
-26,15% |
4,94% |
2º |
VW TIGUAN |
797 |
1525 |
523 |
10,25% |
13,92% |
-47,74% |
52,39% |
3º |
TOYOTA RAV4 |
593 |
664 |
330 |
7,63% |
6,06% |
-10,69% |
79,70% |
4º |
HYUNDAI IX35 |
328 |
586 |
537 |
4,22% |
5,35% |
-44,03% |
-38,92% |
5º |
CHEVROLET EQUINOX |
327 |
413 |
414 |
4,21% |
3,77% |
-20,82% |
-21,01% |
6º |
KIA SPORTAGE |
229 |
280 |
417 |
2,95% |
2,56% |
-18,21% |
-45,08% |
7º |
MITSUBISHI ASX |
211 |
311 |
275 |
2,71% |
2,84% |
-32,15% |
-23,27% |
8º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
191 |
199 |
185 |
2,46% |
1,82% |
-4,02% |
3,24% |
9º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
181 |
320 |
0 |
2,33% |
2,92% |
-43,44% |
NOVO |
10º |
HYUNDAI TUCSON |
181 |
244 |
398 |
2,33% |
2,23% |
-25,82% |
-54,52% |
11º |
PEUGEOT 3008 |
147 |
174 |
190 |
1,89% |
1,59% |
-15,52% |
-22,63% |
12º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
112 |
200 |
145 |
1,44% |
1,83% |
-44,00% |
-22,76% |
13º |
HONDA CR-V |
71 |
84 |
85 |
0,91% |
0,77% |
-15,48% |
-16,47% |
14º |
PEUGEOT 5008 |
43 |
37 |
43 |
0,55% |
0,34% |
16,22% |
0,00% |
15º |
SUBARU XV |
17 |
13 |
24 |
0,22% |
0,12% |
30,77% |
-29,17% |
16º |
DODGE JOURNEY |
14 |
52 |
19 |
0,18% |
0,47% |
-73,08% |
-26,32% |
17º |
SUBARU FORESTER |
13 |
10 |
22 |
0,17% |
0,09% |
30,00% |
-40,91% |
18º |
JAC T60 |
4 |
2 |
0 |
0,05% |
0,02% |
100,00% |
NOVO |
19º |
SUBARU OUTBACK |
2 |
0 |
2 |
0,03% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
7773 |
10953 |
7718 |
100,00% |
100,00% |
-29,03% |
0,71% |
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/20 |
DEZ/19 |
JAN/19 |
% JAN 20 |
% DEZ 19 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA SW4 |
879 |
1194 |
1187 |
69,98% |
68,42% |
-26,38% |
-25,95% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
164 |
272 |
259 |
13,06% |
15,59% |
-39,71% |
-36,68% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
144 |
193 |
75 |
11,46% |
11,06% |
-25,39% |
92,00% |
4º |
JEEP WRANGLER |
26 |
35 |
5 |
2,07% |
2,01% |
-25,71% |
420,00% |
5º |
HYUNDAI SANTA FE |
16 |
16 |
57 |
1,27% |
0,92% |
0,00% |
-71,93% |
6º |
KIA SORENTO |
9 |
21 |
24 |
0,72% |
1,20% |
-57,14% |
-62,50% |
7º |
FORD EDGE |
5 |
3 |
19 |
0,40% |
0,17% |
66,67% |
-73,68% |
8º |
JAC T80 |
4 |
2 |
0 |
0,32% |
0,11% |
100,00% |
NOVO |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
4 |
7 |
15 |
0,32% |
0,40% |
-42,86% |
-73,33% |
10º |
LIFAN X80 |
4 |
2 |
19 |
0,32% |
0,11% |
100,00% |
-78,95% |
11º |
SSANGYONG REXTON |
1 |
0 |
0 |
0,08% |
0,00% |
- |
- |
|
|
1256 |
1745 |
1660 |
100,00% |
100,00% |
-28,02% |
-24,34% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tayron 2025 será 'Tiguan mais sexy' e terá até logo iluminado
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Novo Volkswagen Tayron ganha teasers e ficará no lugar do Tiguan Allspace
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
VW Tayron L, substituto chinês do Tiguan para 2025, tem imagens vazadas
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
VW Tiguan Allspace terá série de despedida nos Estados Unidos