VW Passat sairá de linha nos EUA e pode ser substituído por elétrico
Executivo confirma que sedã não terá nova geração no mercado norte-americano
Após diversas gerações feitas especialmente para os Estados Unidos, o Volkswagen Passat prepara-se para sair de cena no país - e pode ser substituído por um modelo elétrico. A informação foi revelada por executivo da marca, adiantando que o sedã não tem muito tempo restante nos planos da empresa para os próximos anos. Um destino bem diferente do Passat europeu, que é vendido no Brasil e que recebeu uma reestilização recentemente.
Galeria: Volkswagen Passat 2020 (Estados Unidos)
"O Passat é um carro que tem um tempo de vida limitado em termos de planejamento", afrima Johan de Nysschen, COO da Volkswagen of America, em entrevista ao Roadshow. "Provavelmente é seguro assumir que, quando este Passat chegar ao fim de seu ciclo de vida, seu sucessor provavelmente não terá um motor a combustão", completa o executivo.
A Volkswagen trabalha em vários modelos totalmente elétricos e a declaração feita por de Nysschen nos faz imaginar que o sucessor do Passat norte-americano pode ser a versão de produção do ID.Vizzion (na galeria abaixo). O conceito adianta como será o sedã elétrico da linha ID., previsto para chegar às lojas até 2030.
Galeria: VW I.D. Vizzion Concept no Salão de Genebra 2018
Nas duas primeiras gerações para os Estados Unidos, o Volkswagen Passat usava os nomes Dasher e Quantum, respectivamente. Só passou a ser batizado como Passat a partir de 1990, quando chegou à terceira geração. E, desde o modelo 2012, passou a ser um carro separado do Passat europeu. Eles se separaram ainda mais a partir de 2015, quando o modelo vendido na Europa adotou a plataforma modular MQB (a mesma do Golf), enquanto nos EUA ele continua a velha arquitetura PQ46.
Nos EUA, o Passat passou por mudanças na linha 2020, com uma leve reestilização. Já no Brasil, estamos na espera pelo Passat renovado, que foi lançado na Europa em 2019. O sedã grande pode virar o segundo modelo híbrido da marca no país, chegando na versão GTE.
Fonte: Roadshow
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Esquecido na Europa, Volkswagen Passat ganha nova geração só na China
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Cancelado no resto do mundo, VW Passat segue vivo na China
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Volkswagen Passat ganha nova geração, mas deixa de lado a versão sedã
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
VW Passat faz 50 anos: veja a história do carro que foi sucesso no Brasil