Novo Renault Sandero terá motores 1.0 turbo e 1.6 híbrido-leve
Com a promessa de ser "um verdadeiro Renault", hatch deve ser revelado em outubro na Europa
Enquanto no Brasil aguardamos pela estreia da segunda geração do Duster, os europeus estão esperando pela nova geração do Renault Sandero, em sua versão Dacia. O hatch continua rodando em testes por lá e tem estreia prevista para o Salão de Paris (França), em outubro, chegando às lojas somente em 2021. Já por aqui, o lançamento é esperado para 2022 ou até depois.
Galeria: Dacia Sandero 2021 - Novos flagras
Será a maior revolução do Renault Sandero desde seu lançamento original. Passará a ser feito com a plataforma CMF-B, versão maior da plataforma modular, mas em uma variante baixo custo que seria chamada LS (Low Specification), para que o carro continue a ser barato na Europa – afinal, a Dacia é uma marca posicionada abaixo da Renault. Os flagras mostram que o carro está ligeiramente maior, principalmente na largura.
A adoção desta nova plataforma não só irá ajudar a deixá-lo mais seguro, com o uso de aços mais resistentes, como também permitirá a adoção de novas motorizações. Uma delas será o 1.0 turbo de três cilindros, batizado como TCe e que entrega 100 cv e 16,3 kgfm, já usado na Europa e que começa a equipar alguns modelos em países emergentes, como a minivan Triber na Índia, que receberá esta unidade em março.
Outro motor que pode equipar o novo Sandero é um conjunto híbrido-leve formado pelo 1.6 de 140 cv e uma unidade elétrica. Diversas publicações europeias, como a francesa L’Argus e a alemã AutoBild consultaram fontes que confirmaram o desenvolvimento desta motorização, para ajudar a manter a marca dentro das metas de emissões no Velho Continente. Porém, está descartada a chance de uma eletrificação mais profunda, seja como um modelo híbrido normal quanto uma versão totalmente elétrica do hatchback.
O Sandero terá mudanças ainda maiores no Brasil. Motor1.com conversou com executivos da Renault e eles adiantam que a marca irá se distanciar mais da Dacia, ao invés de apenas pegar o carro da fabricante romena e colocar o seu logo. Isso indica que o compacto terá uma identidade própria. Isso foi confirmado tempos depois por Laurens van den Acker, chefe de design da fabricante, que afirmou que o novo Sandero “será um verdadeiro Renault para todos”.
Veremos a nova geração do Renault Sandero ainda neste ano. Tudo aponta que sua estreia será no Salão de Paris, em outubro, deixando o Logan para outro momento. Porém, ainda teremos que esperar mais um tempo para ver o modelo no Brasil. Por ter uma nova plataforma, será necessário fazer ajustes na fábrica em São José dos Pinhais (PR), e a fabricante ainda não anunciou o investimento para isso. E, considerando que a versão reestilizada chegou às concessionárias em meados do ano passado, só veremos o novo Sandero por aqui em 2022 ou 2023.
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