Depois de registrar um crescimento superior a 50% em 2018 na comparação com 2018, o segmento de veículos esportivos perdeu fôlego no ano passado. Foram comercializadas apenas 2.245 unidades, uma retração de 12,9%. Após três anos seguidos com líderes diferentes, 2019 viu finalmente a manutenção de um modelo no topo.
Após emplacar quase mil unidades em seu primeiro ano com importação oficial, o Ford Mustang perdeu quase 2/3 de seus compradores e encerrou o período com 384 emplacamentos. Ainda assim, uma boa vantagem em relação ao Porsche 911 (247), que se manteve em segundo com uma evolução de quase 18%.
Sem nenhuma unidade registrada em 2018, o BMW Z4, em nova geração, garantiu presença no pódio com 233 emplacamentos e superou o Porsche Boxster (224), que caiu uma posição apesar de crescer mais de 30%. Nº 1 em 2016, o Chevrolet Camaro (152) completou o top 5 após ser apenas o 8º em 2018. Mostrando o bom momento da Porsche no país, o Cayman (133) também avançou acima dos 30%.
Fora do top 10 no último ranking, o BMW M2 (100) subiu para sétimo graças a uma evolução de mais de 80%. Única station no top 20, a Audi RS4 foi a preferida por 71 consumidores. Estreante, o Mercedes-AMG CLS53 ficou à frente do BMW Série 4 por apenas uma unidade (54 x 53), com o BMW M5 e o Jaguar F-Type – melhor britânico da lista - empatados com 51 unidades.
Lançado no final de 2019, o Mercedes-AMG A35 (47), modelo esportivo mais barato da marca, foi o 13º, uma posição à frente do caro Mercedes-AMG GT 63 S (38). Os alemães, aliás, dominaram o ranking e tiveram nada menos do que 25 dos 30 mais vendidos. Além do Mustang, do Camaro e do F-Type, apenas o japonês Subaru WRX (16) e o norte-americano Chevrolet Corvette (14) entraram na festa germânica.
Primeiros colocados entre os italianos, os Ferrari 488 Pista e Portofino emplacaram 9 unidades cada, com o Lamborghini Huracan (8) na cola. Aposta sul-coreana num restritíssimo mercado, o Kia Stinger vendeu apenas 4 unidades. Empatado na última posição com outros oito modelos, o caríssimo Rolls-Royce Wraith emplacou apenas uma unidade.
Esportivos |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
FORD MUSTANG |
384 |
17,10% |
988 |
38,35% |
-61,13% |
1º |
2º |
PORSCHE 911 |
247 |
11,00% |
210 |
8,15% |
17,62% |
2º |
3º |
BMW Z4 |
233 |
10,38% |
0 |
0,00% |
- |
- |
4º |
PORSCHE BOXSTER |
224 |
9,98% |
166 |
6,44% |
34,94% |
3º |
5º |
CHEVROLET CAMARO |
152 |
6,77% |
93 |
3,61% |
63,44% |
8º |
6º |
PORSCHE CAYMAN |
133 |
5,92% |
99 |
3,84% |
34,34% |
7º |
7º |
BMW M2 |
100 |
4,45% |
55 |
2,14% |
81,82% |
13º |
8º |
AUDI RS4 |
71 |
3,16% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
MERCEDES-AMG CLS53 |
54 |
2,41% |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
BMW SÉRIE 4 |
53 |
2,36% |
135 |
5,24% |
-60,74% |
6º |
11º |
BMW M5 |
51 |
2,27% |
62 |
2,41% |
-17,74% |
10º |
12º |
JAGUAR F-TYPE |
51 |
2,27% |
35 |
1,36% |
45,71% |
17º |
13º |
MERCEDES-AMG A35 |
47 |
2,09% |
0 |
0,00% |
- |
- |
14º |
MERCEDES-AMG GT 63 S |
38 |
1,69% |
0 |
0,00% |
- |
- |
15º |
BMW M140i |
37 |
1,65% |
48 |
1,86% |
-22,92% |
15º |
16º |
MERCEDES-AMG C43 |
37 |
1,65% |
58 |
2,25% |
-36,21% |
11º |
17º |
MERCEDES-AMG C63 |
36 |
1,60% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
18º |
AUDI TT / TTS |
32 |
1,43% |
142 |
5,51% |
-77,46% |
4º |
19º |
MERCEDES-BENZ SLC |
22 |
0,98% |
67 |
2,60% |
-67,16% |
9º |
20º |
BMW M3 |
21 |
0,94% |
51 |
1,98% |
-58,82% |
14º |
21º |
AUDI RS6 |
20 |
0,89% |
28 |
1,09% |
-28,57% |
20º |
22º |
SUBARU WRX |
16 |
0,71% |
9 |
0,35% |
77,78% |
26º |
23º |
BMW M4 |
15 |
0,67% |
11 |
0,43% |
36,36% |
23º |
24º |
BMW M850i |
15 |
0,67% |
0 |
0,00% |
- |
- |
25º |
MERCEDES-AMG CLA45 |
15 |
0,67% |
0 |
0,00% |
- |
- |
26º |
CHEVROLET CORVETTE |
14 |
0,62% |
31 |
1,20% |
-54,84% |
18º |
27º |
MERCEDES-AMG E53 |
12 |
0,53% |
0 |
0,00% |
- |
- |
28º |
MERCEDES-AMG E43 |
11 |
0,49% |
0 |
0,00% |
- |
- |
29º |
MERCEDES-AMG E63 |
10 |
0,45% |
0 |
0,00% |
- |
- |
30º |
MERCEDES-AMG S63 |
10 |
0,45% |
0 |
0,00% |
- |
- |
31º |
FERRARI 488 PISTA |
9 |
0,40% |
0 |
0,00% |
- |
- |
32º |
FERRARI PORTOFINO |
9 |
0,40% |
5 |
0,19% |
80,00% |
32º |
33º |
LAMBORGHINI HURACAN |
8 |
0,36% |
8 |
0,31% |
0,00% |
28º |
34º |
MERCEDES-AMG GT C/GT R |
8 |
0,36% |
5 |
0,19% |
60,00% |
34º |
35º |
FERRARI 488 SPIDER |
6 |
0,27% |
9 |
0,35% |
-33,33% |
25º |
36º |
MERCEDES-AMG A45 |
6 |
0,27% |
57 |
2,21% |
-89,47% |
12º |
37º |
MERCEDES-AMG S65 |
6 |
0,27% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
4 |
0,18% |
5 |
0,19% |
-20,00% |
31º |
39º |
KIA STINGER |
4 |
0,18% |
16 |
0,62% |
-75,00% |
21º |
40º |
AUDI R8 |
3 |
0,13% |
15 |
0,58% |
-80,00% |
22º |
41º |
LAMBORGHINI AVENTADOR |
3 |
0,13% |
5 |
0,19% |
-40,00% |
33º |
42º |
MERCEDES-AMG CLA35 |
3 |
0,13% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
43º |
AUDI S3 / RS3 |
2 |
0,09% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
FERRARI F12 TDF |
2 |
0,09% |
1 |
0,04% |
100,00% |
37º |
45º |
FERRARI GTC4 LUSSO |
2 |
0,09% |
1 |
0,04% |
100,00% |
38º |
46º |
AUDI RS3 |
1 |
0,04% |
136 |
5,28% |
-99,26% |
5º |
47º |
BMW M6 |
1 |
0,04% |
10 |
0,39% |
-90,00% |
24º |
48º |
FERRARI 488 GTB |
1 |
0,04% |
8 |
0,31% |
-87,50% |
27º |
49º |
FERRARI 812 |
1 |
0,04% |
6 |
0,23% |
-83,33% |
29º |
50º |
FERRARI CALIFORNIA |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
51º |
MASERATI GRANCABRIO |
1 |
0,04% |
1 |
0,04% |
0,00% |
39º |
52º |
NISSAN 370Z |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
53º |
PORSCHE 918 |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
54º |
ROLLS-ROYCE WRAITH |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
2245 |
100,00% |
2576 |
100,00% |
-12,85% |
|
EM DEZEMBRO
No último mês do ano, a liderança ficou com o BMW Z4 (40), que há um ano não havia registrado um só emplacamentos. A disputa pelo segundo lugar, no entanto, foi acirradíssima, com apenas 2 unidades separando o Porsche 911 (27) do Porsche Cayman (25) – entre os dois, outro modelo da marca alemã: o Boxster, com 26 unidades. Todos com números superiores aos registrados em 2018.
Preferido no ano, o Mustang (17), em queda de mais de 70%, dividiu a quinta posição com o novato Mercedes-AMG A35 (17). Além do Ford, apenas o Jaguar F-Type (7), nono, não era alemão entre os dez primeiros colocados. Da quinta posição em diante, apenas o Mercedes-AMG C43 (5) e o Ferrari 488 Spider (1), dentre modelos que tiveram unidades registradas em 2018, não recuaram.
Esportivos |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW Z4 |
40 |
12 |
0 |
17,62% |
7,84% |
233,33% |
- |
2º |
PORSCHE 911 |
27 |
19 |
15 |
11,89% |
12,42% |
42,11% |
80,00% |
3º |
PORSCHE BOXSTER |
26 |
14 |
18 |
11,45% |
9,15% |
85,71% |
44,44% |
4º |
PORSCHE CAYMAN |
25 |
11 |
3 |
11,01% |
7,19% |
127,27% |
733,33% |
5º |
FORD MUSTANG |
17 |
28 |
60 |
7,49% |
18,30% |
-39,29% |
-71,67% |
6º |
MERCEDES-AMG A35 |
17 |
13 |
0 |
7,49% |
8,50% |
30,77% |
- |
7º |
BMW SÉRIE 4 |
12 |
3 |
13 |
5,29% |
1,96% |
300,00% |
-7,69% |
8º |
AUDI RS4 |
8 |
6 |
0 |
3,52% |
3,92% |
33,33% |
- |
9º |
JAGUAR F-TYPE |
7 |
4 |
8 |
3,08% |
2,61% |
75,00% |
-12,50% |
10º |
MERCEDES-AMG C63 |
6 |
2 |
0 |
2,64% |
1,31% |
200,00% |
- |
11º |
CHEVROLET CAMARO |
5 |
12 |
15 |
2,20% |
7,84% |
-58,33% |
-66,67% |
12º |
MERCEDES-AMG C43 |
5 |
3 |
5 |
2,20% |
1,96% |
66,67% |
0,00% |
13º |
MERCEDES-AMG CLS53 |
5 |
3 |
0 |
2,20% |
1,96% |
66,67% |
- |
14º |
BMW M850i |
4 |
2 |
0 |
1,76% |
1,31% |
100,00% |
- |
15º |
BMW M140i |
3 |
0 |
9 |
1,32% |
0,00% |
- |
-66,67% |
16º |
BMW M2 |
3 |
6 |
21 |
1,32% |
3,92% |
-50,00% |
-85,71% |
17º |
MERCEDES-AMG CLA35 |
3 |
0 |
0 |
1,32% |
0,00% |
- |
- |
18º |
BMW M5 |
2 |
3 |
6 |
0,88% |
1,96% |
-33,33% |
-66,67% |
19º |
BMW M3 |
1 |
1 |
12 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
-91,67% |
20º |
CHEVROLET CORVETTE |
1 |
1 |
3 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
-66,67% |
21º |
FERRARI 488 PISTA |
1 |
0 |
0 |
0,44% |
0,00% |
- |
- |
22º |
FERRARI 488 SPIDER |
1 |
0 |
1 |
0,44% |
0,00% |
- |
0,00% |
23º |
FERRARI PORTOFINO |
1 |
1 |
2 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
-50,00% |
24º |
MERCEDES-AMG CLA45 |
1 |
0 |
0 |
0,44% |
0,00% |
- |
- |
25º |
MERCEDES-AMG E53 |
1 |
3 |
0 |
0,44% |
1,96% |
-66,67% |
- |
26º |
MERCEDES-AMG E63 |
1 |
1 |
0 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
- |
27º |
MERCEDES-AMG GT 63 S |
1 |
2 |
0 |
0,44% |
1,31% |
-50,00% |
- |
28º |
MERCEDES-AMG GT C/GT R |
1 |
1 |
0 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
- |
29º |
MERCEDES-AMG S63 |
1 |
1 |
0 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
- |
30º |
SUBARU WRX |
1 |
1 |
4 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
-75,00% |
|
|
227 |
153 |
195 |
100,00% |
100,00% |
48,37% |
16,41% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking