Esportivos em 2019: Mesmo em queda, Ford Mustang segue líder
Marcas alemãs seguem em destaque no ranking
Depois de registrar um crescimento superior a 50% em 2018 na comparação com 2018, o segmento de veículos esportivos perdeu fôlego no ano passado. Foram comercializadas apenas 2.245 unidades, uma retração de 12,9%. Após três anos seguidos com líderes diferentes, 2019 viu finalmente a manutenção de um modelo no topo.
Após emplacar quase mil unidades em seu primeiro ano com importação oficial, o Ford Mustang perdeu quase 2/3 de seus compradores e encerrou o período com 384 emplacamentos. Ainda assim, uma boa vantagem em relação ao Porsche 911 (247), que se manteve em segundo com uma evolução de quase 18%.
Sem nenhuma unidade registrada em 2018, o BMW Z4, em nova geração, garantiu presença no pódio com 233 emplacamentos e superou o Porsche Boxster (224), que caiu uma posição apesar de crescer mais de 30%. Nº 1 em 2016, o Chevrolet Camaro (152) completou o top 5 após ser apenas o 8º em 2018. Mostrando o bom momento da Porsche no país, o Cayman (133) também avançou acima dos 30%.
Fora do top 10 no último ranking, o BMW M2 (100) subiu para sétimo graças a uma evolução de mais de 80%. Única station no top 20, a Audi RS4 foi a preferida por 71 consumidores. Estreante, o Mercedes-AMG CLS53 ficou à frente do BMW Série 4 por apenas uma unidade (54 x 53), com o BMW M5 e o Jaguar F-Type – melhor britânico da lista - empatados com 51 unidades.
Lançado no final de 2019, o Mercedes-AMG A35 (47), modelo esportivo mais barato da marca, foi o 13º, uma posição à frente do caro Mercedes-AMG GT 63 S (38). Os alemães, aliás, dominaram o ranking e tiveram nada menos do que 25 dos 30 mais vendidos. Além do Mustang, do Camaro e do F-Type, apenas o japonês Subaru WRX (16) e o norte-americano Chevrolet Corvette (14) entraram na festa germânica.
Primeiros colocados entre os italianos, os Ferrari 488 Pista e Portofino emplacaram 9 unidades cada, com o Lamborghini Huracan (8) na cola. Aposta sul-coreana num restritíssimo mercado, o Kia Stinger vendeu apenas 4 unidades. Empatado na última posição com outros oito modelos, o caríssimo Rolls-Royce Wraith emplacou apenas uma unidade.
Esportivos |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
FORD MUSTANG |
384 |
17,10% |
988 |
38,35% |
-61,13% |
1º |
2º |
PORSCHE 911 |
247 |
11,00% |
210 |
8,15% |
17,62% |
2º |
3º |
BMW Z4 |
233 |
10,38% |
0 |
0,00% |
- |
- |
4º |
PORSCHE BOXSTER |
224 |
9,98% |
166 |
6,44% |
34,94% |
3º |
5º |
CHEVROLET CAMARO |
152 |
6,77% |
93 |
3,61% |
63,44% |
8º |
6º |
PORSCHE CAYMAN |
133 |
5,92% |
99 |
3,84% |
34,34% |
7º |
7º |
BMW M2 |
100 |
4,45% |
55 |
2,14% |
81,82% |
13º |
8º |
AUDI RS4 |
71 |
3,16% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
MERCEDES-AMG CLS53 |
54 |
2,41% |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
BMW SÉRIE 4 |
53 |
2,36% |
135 |
5,24% |
-60,74% |
6º |
11º |
BMW M5 |
51 |
2,27% |
62 |
2,41% |
-17,74% |
10º |
12º |
JAGUAR F-TYPE |
51 |
2,27% |
35 |
1,36% |
45,71% |
17º |
13º |
MERCEDES-AMG A35 |
47 |
2,09% |
0 |
0,00% |
- |
- |
14º |
MERCEDES-AMG GT 63 S |
38 |
1,69% |
0 |
0,00% |
- |
- |
15º |
BMW M140i |
37 |
1,65% |
48 |
1,86% |
-22,92% |
15º |
16º |
MERCEDES-AMG C43 |
37 |
1,65% |
58 |
2,25% |
-36,21% |
11º |
17º |
MERCEDES-AMG C63 |
36 |
1,60% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
18º |
AUDI TT / TTS |
32 |
1,43% |
142 |
5,51% |
-77,46% |
4º |
19º |
MERCEDES-BENZ SLC |
22 |
0,98% |
67 |
2,60% |
-67,16% |
9º |
20º |
BMW M3 |
21 |
0,94% |
51 |
1,98% |
-58,82% |
14º |
21º |
AUDI RS6 |
20 |
0,89% |
28 |
1,09% |
-28,57% |
20º |
22º |
SUBARU WRX |
16 |
0,71% |
9 |
0,35% |
77,78% |
26º |
23º |
BMW M4 |
15 |
0,67% |
11 |
0,43% |
36,36% |
23º |
24º |
BMW M850i |
15 |
0,67% |
0 |
0,00% |
- |
- |
25º |
MERCEDES-AMG CLA45 |
15 |
0,67% |
0 |
0,00% |
- |
- |
26º |
CHEVROLET CORVETTE |
14 |
0,62% |
31 |
1,20% |
-54,84% |
18º |
27º |
MERCEDES-AMG E53 |
12 |
0,53% |
0 |
0,00% |
- |
- |
28º |
MERCEDES-AMG E43 |
11 |
0,49% |
0 |
0,00% |
- |
- |
29º |
MERCEDES-AMG E63 |
10 |
0,45% |
0 |
0,00% |
- |
- |
30º |
MERCEDES-AMG S63 |
10 |
0,45% |
0 |
0,00% |
- |
- |
31º |
FERRARI 488 PISTA |
9 |
0,40% |
0 |
0,00% |
- |
- |
32º |
FERRARI PORTOFINO |
9 |
0,40% |
5 |
0,19% |
80,00% |
32º |
33º |
LAMBORGHINI HURACAN |
8 |
0,36% |
8 |
0,31% |
0,00% |
28º |
34º |
MERCEDES-AMG GT C/GT R |
8 |
0,36% |
5 |
0,19% |
60,00% |
34º |
35º |
FERRARI 488 SPIDER |
6 |
0,27% |
9 |
0,35% |
-33,33% |
25º |
36º |
MERCEDES-AMG A45 |
6 |
0,27% |
57 |
2,21% |
-89,47% |
12º |
37º |
MERCEDES-AMG S65 |
6 |
0,27% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
4 |
0,18% |
5 |
0,19% |
-20,00% |
31º |
39º |
KIA STINGER |
4 |
0,18% |
16 |
0,62% |
-75,00% |
21º |
40º |
AUDI R8 |
3 |
0,13% |
15 |
0,58% |
-80,00% |
22º |
41º |
LAMBORGHINI AVENTADOR |
3 |
0,13% |
5 |
0,19% |
-40,00% |
33º |
42º |
MERCEDES-AMG CLA35 |
3 |
0,13% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
43º |
AUDI S3 / RS3 |
2 |
0,09% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
FERRARI F12 TDF |
2 |
0,09% |
1 |
0,04% |
100,00% |
37º |
45º |
FERRARI GTC4 LUSSO |
2 |
0,09% |
1 |
0,04% |
100,00% |
38º |
46º |
AUDI RS3 |
1 |
0,04% |
136 |
5,28% |
-99,26% |
5º |
47º |
BMW M6 |
1 |
0,04% |
10 |
0,39% |
-90,00% |
24º |
48º |
FERRARI 488 GTB |
1 |
0,04% |
8 |
0,31% |
-87,50% |
27º |
49º |
FERRARI 812 |
1 |
0,04% |
6 |
0,23% |
-83,33% |
29º |
50º |
FERRARI CALIFORNIA |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
51º |
MASERATI GRANCABRIO |
1 |
0,04% |
1 |
0,04% |
0,00% |
39º |
52º |
NISSAN 370Z |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
53º |
PORSCHE 918 |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
54º |
ROLLS-ROYCE WRAITH |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
2245 |
100,00% |
2576 |
100,00% |
-12,85% |
|
EM DEZEMBRO
No último mês do ano, a liderança ficou com o BMW Z4 (40), que há um ano não havia registrado um só emplacamentos. A disputa pelo segundo lugar, no entanto, foi acirradíssima, com apenas 2 unidades separando o Porsche 911 (27) do Porsche Cayman (25) – entre os dois, outro modelo da marca alemã: o Boxster, com 26 unidades. Todos com números superiores aos registrados em 2018.
Preferido no ano, o Mustang (17), em queda de mais de 70%, dividiu a quinta posição com o novato Mercedes-AMG A35 (17). Além do Ford, apenas o Jaguar F-Type (7), nono, não era alemão entre os dez primeiros colocados. Da quinta posição em diante, apenas o Mercedes-AMG C43 (5) e o Ferrari 488 Spider (1), dentre modelos que tiveram unidades registradas em 2018, não recuaram.
Esportivos |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW Z4 |
40 |
12 |
0 |
17,62% |
7,84% |
233,33% |
- |
2º |
PORSCHE 911 |
27 |
19 |
15 |
11,89% |
12,42% |
42,11% |
80,00% |
3º |
PORSCHE BOXSTER |
26 |
14 |
18 |
11,45% |
9,15% |
85,71% |
44,44% |
4º |
PORSCHE CAYMAN |
25 |
11 |
3 |
11,01% |
7,19% |
127,27% |
733,33% |
5º |
FORD MUSTANG |
17 |
28 |
60 |
7,49% |
18,30% |
-39,29% |
-71,67% |
6º |
MERCEDES-AMG A35 |
17 |
13 |
0 |
7,49% |
8,50% |
30,77% |
- |
7º |
BMW SÉRIE 4 |
12 |
3 |
13 |
5,29% |
1,96% |
300,00% |
-7,69% |
8º |
AUDI RS4 |
8 |
6 |
0 |
3,52% |
3,92% |
33,33% |
- |
9º |
JAGUAR F-TYPE |
7 |
4 |
8 |
3,08% |
2,61% |
75,00% |
-12,50% |
10º |
MERCEDES-AMG C63 |
6 |
2 |
0 |
2,64% |
1,31% |
200,00% |
- |
11º |
CHEVROLET CAMARO |
5 |
12 |
15 |
2,20% |
7,84% |
-58,33% |
-66,67% |
12º |
MERCEDES-AMG C43 |
5 |
3 |
5 |
2,20% |
1,96% |
66,67% |
0,00% |
13º |
MERCEDES-AMG CLS53 |
5 |
3 |
0 |
2,20% |
1,96% |
66,67% |
- |
14º |
BMW M850i |
4 |
2 |
0 |
1,76% |
1,31% |
100,00% |
- |
15º |
BMW M140i |
3 |
0 |
9 |
1,32% |
0,00% |
- |
-66,67% |
16º |
BMW M2 |
3 |
6 |
21 |
1,32% |
3,92% |
-50,00% |
-85,71% |
17º |
MERCEDES-AMG CLA35 |
3 |
0 |
0 |
1,32% |
0,00% |
- |
- |
18º |
BMW M5 |
2 |
3 |
6 |
0,88% |
1,96% |
-33,33% |
-66,67% |
19º |
BMW M3 |
1 |
1 |
12 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
-91,67% |
20º |
CHEVROLET CORVETTE |
1 |
1 |
3 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
-66,67% |
21º |
FERRARI 488 PISTA |
1 |
0 |
0 |
0,44% |
0,00% |
- |
- |
22º |
FERRARI 488 SPIDER |
1 |
0 |
1 |
0,44% |
0,00% |
- |
0,00% |
23º |
FERRARI PORTOFINO |
1 |
1 |
2 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
-50,00% |
24º |
MERCEDES-AMG CLA45 |
1 |
0 |
0 |
0,44% |
0,00% |
- |
- |
25º |
MERCEDES-AMG E53 |
1 |
3 |
0 |
0,44% |
1,96% |
-66,67% |
- |
26º |
MERCEDES-AMG E63 |
1 |
1 |
0 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
- |
27º |
MERCEDES-AMG GT 63 S |
1 |
2 |
0 |
0,44% |
1,31% |
-50,00% |
- |
28º |
MERCEDES-AMG GT C/GT R |
1 |
1 |
0 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
- |
29º |
MERCEDES-AMG S63 |
1 |
1 |
0 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
- |
30º |
SUBARU WRX |
1 |
1 |
4 |
0,44% |
0,65% |
0,00% |
-75,00% |
|
|
227 |
153 |
195 |
100,00% |
100,00% |
48,37% |
16,41% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena