O Motor1.com Brasil agora tem uma área de colunistas. Selecionamos nomes de relevância para falar com você, nosso leitor, sobre diversos assuntos. A RB Consultoria Automotiva é especialista no mercado de usados e seminovos e falará sobre as vantagens e riscos na hora de comprar um carro. Conheça o Renato Ghetti e como identificar um carro seminovo e um usado. 

---

Aposto que você já pensou diversas vezes que, pelo preço de um carro zero, dá pra comprar um melhor seminovo. Mas o choque de realidade veio em seguida, acompanhado de muitos medos e dúvidas, afinal comprar um veículo usado ou seminovo pode ser um ótimo negócio ou trazer muita dor de cabeça. 

Visando ajudar as pessoas a não ter esse sonho transformado em pesadelo, eu, Renato Ghetti, criei a RB Consultoria Automotiva, uma empresa especializada na compra e venda de veículos em forma de consultoria, bem como vistorias técnicas e treinamentos. Me apresento como o novo colunista do Motor1.com Brasil e traremos para você muita informação sobre o mercado de seminovos e usados, incluindo dicas de compra e venda, particularidades sobre modelos e muita aprendizagem sobre essa paixão chamada carro.

Então vamos começar com uma definição de extrema importância para entender as próximas colunas. Você sabia que há regras que diferenciam carros seminovos de usados? De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), a diferença está no ano de fabricação e a quilometragem rodada. Como diferenciá-los? São 3 regras:

  1. Ano de fabricação: veículos seminovos devem ter no máximo 3 anos de uso e conter apenas um único dono;
  2. Quilometragem: veículos seminovos devem rodar no máximo 20.000 km por ano, ficando no limite de 60.000 km totais;
  3. Conservação: um veículo seminovo em sua grande maioria ainda se encontra no período de garantia, possui um histórico de revisões e não pode ter sofrido nenhum acidente.

Se o veículo não cumprir alguma dessas regras, ele se torna um usado. Mas onde quero chegar com isso? Como interfere na nossa vida? Simples e diretamente em nosso bolso, pois isso definirá o quanto o veículo desvalorizará. Ao sair da concessionária, o zero km perde até 20% do valor. Os 3 primeiros anos de um veículo são o período em que um carro mais desvaloriza e, a partir do quarto ano, a taxa de depreciação segue bem menor. 

Com os preços altos dos veículos novos e essa grande porcentagem de desvalorização, a compra do seminovo ou usado aparece como uma grande vantagem e realmente pode ser um ótimo negócio! Mas lembre-se que esse tipo de negociação acompanha uma série de riscos como golpes de pagamento, problemas de documentação, negligência de manutenção e até mesmo batidas ou acidentes maquiados que podem comprometer a segurança dos ocupantes.

RB Consultoria

A RB Consultoria Automotiva atua diretamente nesse mercado, garantindo ao nosso cliente não só um ótimo negócio, mas também uma análise de perfil para a escolha do carro que atenda ao seu propósito, analisando custos de manutenção, valor de seguro, consumo e desvalorização.

É um orgulho anunciar nossa parceria com o Motor1.com Brasil e estamos muito felizes em compartilhar nossa experiência com você. Te aguardo na próxima coluna!

A RB Consultoria é parceira do Motor1.com Brasil. Com métodos exclusivos, faz a análise de perfil e vistoria dos veículos para ajudar na busca de um carro novo, usado ou seminovo. Para mais informações, acesse o Instagram @rbconsultoriaautomotiva

Envie seu flagra! flagra@motor1.com