Poucos meses antes de seu lançamento, o VW Nivus já pode ser visto com bem menos camuflagem pelas ruas de São Paulo (SP). Desta vez, o SUV foi flagrado pelo Renato Maia, do canal Falando de Carro, inclusive parado ao lado de um Honda WR-V, o que permite fazer algumas especulações sobre suas dimensões.
O Nivus (convenhamos, T-Sport era mais legal...) ficará abaixo do T-Cross. Para isso, seu entre-eixos será o mesmo do Polo (2.565 mm) contra o do Virtus (2.651 mm), mas o comprimento será maior que os 4.057 mm do hatch em prol de um balanço traseiro maior para ampliar a capacidade do porta-malas. Ao mesmo tempo, precisa estar abaixo dos 4.199 mm do T-Cross - "chutar" cerca de 4,10 m de comprimento não parece errado. Como referência, o Honda WR-V tem 4 metros exatos, com entre-eixos de 2.555 mm.
Também observamos que o Nivus terá faróis full-LED ao menos como opcional. Retrovisores, maçanetas e até mesmo os vicos das portas remetem ao Polo e Virtus. As lanternas aparentam ter acabamento escurecido e, se acompanhar os desenhos divulgados pela VW, terão uma peça central fazendo a ligação entre as duas laterais. Apliques plásticos nos para-lamas e barras no teto completam o visual que podemos até então ver no futuro SUV-coupé.
Os freios a disco na traseira indicam que ali está um Nivus com motor 1.0 TSI - há uma pequena especulação sobre o 1.6 aspirado, mas com poucas chances de serem reais. O Nivus terá dois níveis de potência para o 1.0 TSI. O Up, por exemplo, tem 101/105 cv e 16,8 kgfm de torque, enquanto Polo e Virtus possuem 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque com poucas mudanças no motor. O câmbio será manual ou automático de 6 marchas.
O VW Nivus deverá custar entre R$ 70 mil e R$ 90 mil, abaixo do T-Cross. O lançamento acontece no segundo trimestre deste ano e desponta como um dos mais importantes do ano, ao lado da Fiat Strada, Chevrolet Tracker e Peugeot 208.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China