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Toyota GR Yaris estreia com motor de 3 cilindros mais potente do mundo

Versão esportiva reúne motor 1.6 de 260 cv, tração integral e câmbio manual de 6 marchas

Toyota GR Yaris 2020

Flagrada sem qualquer tipo de disfarce em meados de dezembro, eis a versão esportiva da nova geração do Toyota Yaris. Carregando no nome a sigla GR (iniciais da Gazoo Racing, braço de performance da marca), o modelo estreia como um verdadeiro pocket rocket, reunindo características fundamentais para fazer jus ao apelido: porte compacto, dinâmica aprimorada e o motor três cilindros mais potente do mundo já usado em um carro de rua. Trata-se de um propulsor 1.6, equipado com turbo, calibrado para entregar 260 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. Completam o conjunto sistema de tração integral e câmbio manual de 6 marchas.

Galeria: Toyota GR Yaris 2020

A Toyota explica que, apesar de equipado com tração AWD e dois diferenciais de deslizamento limitado tipo Torsen, o GR Yaris é relativamente leve - pesa apenas 1.280 kg. A combinação do baixo peso com o motor potente resulta em um dos melhores acertos esportivos da categoria. Dados de fábrica indicam aceleração de a 100 km/h em menos de 5,5 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.

O motorista poderá escolher entre os modos de condução Normal, Sport e Track. No Normal, a distribuição de torque nos eixos dianteiro e traseiro é dividida em 60:40, enquanto no Sport a proporção muda para 30:70. Já no Track, a força é dividida igualmente entre os dois eixos. A Toyota explica que o sistema representa as configurações padrão, pois o sistema 4WD é ajustável automaticamente e pode enviar o torque total para as rodas dianteiras ou traseiras, dependendo das condições da estrada.

Toyota GR Yaris 2020
Toyota GR Yaris 2020

No visual, o GR Yaris chama atenção pela pegada mais agressiva na comparação com o irmão convencional. A linha do teto, por exemplo, foi reduzida em 91 milímetros para se assemelhar à silhueta de um cupê. Além disso, as portas traseiras foram dispensadas e as dianteiras, além de ficarem maiores, perderam a moldura. Há ainda rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo, para-choques próprios, emblemas da divisão GR e paleta de cores com tonalidades exclusivas. Por dentro, há bancos esportivos, pedaleiras de alumínio e novos revestimentos.

A produção será tocada em Motomachi, no Japão, onde há uma linha de montagem especial dedicada aos carros da GR. A versão japonesa, vale lembrar, será ainda mais potente que a europeia: 271 cv, contra 260 cv.

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