Um dos segmentos mais pujantes do mercado mundial, o segmento de SUVs compactos deverá ganhar um importante competidor ainda neste ano. Conforme relata reportagem da revista britânica AutoExpress, a Toyota está fortemente interessada em marcar presença na categoria por meio de um modelo inédito posicionado abaixo do C-HR, derivado do Corolla.

A novidade ainda não tem nome definido, mas tudo indica que será baseada na nova geração do Yaris (versão europeia) e adotará a plataforma TNGA-B como base. Outra certeza é que não terá relação com o recém-lançado Raize (desenvolvido especialmente para o mercado japonês), sendo um modelo de apelo mais voltado ao público europeu.

Galeria: Toyota Yaris 2020 (Europa)

"O segmento de SUVs em geral continua a crescer em todas as frentes", disse o vice-presidente executivo europeu da Toyota, Matt Harrison. "Estamos olhando, avaliando e vemos um número crescente de concorrentes fazendo isso [passando de hatches sub-compactos para pequenos crossovers]. Pode haver oportunidades no futuro. A plataforma é flexível o suficiente para suportar algo assim, com certeza ”, acrescentou. 

Posicionado abaixo do C-HR (que mede 4,36 metros de comprimento), o novo SUV terá pouco mais de 4 metros e brigará diretamente com Renault Captur (4,23 metros, na atual geração europeia), Nissan Juke (4,21 metros) e Ford Puma (4,19 metros). Sob o capô, são esperados os mesmos motores do hatch: 1.0 e 1.5 tradicionais e 1.5 híbrido.

Novo SUV no Brasil

Além deste novo modelo europeu, a Toyota também trabalha no desenvolvimento de um SUV compacto para o Brasil. Detalhes sobre o projeto ainda são limitados, mas tudo indica que será produzido em Sorocaba (SP) a partir de 2021. A expectativa é que sejam adotados os mesmos motores do Corolla, incluindo 2.0 aspirado e 1.8 híbrido flex, a partir da mesma plataforma TNGA. Os principais concorrentes serão Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com