Com queda de quase três pontos percentuais na participação global de vendas do mercado brasileiro em 2019, o varejo respondeu por 54,33% dos 2.658.927 automóveis e comerciais leves registrados no período. A Chevrolet, com 17,44% do total, foi a nº 1 entre as montadoras pelo quinto ano seguido. A Volkswagen (14,37%) foi a segunda, enquanto a Toyota (10,55%) superou a Hyundai (10,45%) para garantir lugar no pódio. A Fiat (9,86%) repetiu a quinta posição.
Com quase 60 mil unidades a mais do que o Hyundai HB20 (81.197), o Chevrolet Onix (140.893) completou cinco anos no topo. Já o Ford Ka (59.855), terceiro em 2018, foi superado pelo Renault Kwid (64.389). O VW Polo, com 53.620 unidades, se manteve entre os cinco primeiros, mas desta vez uma posição atrás.
Atrás do Fiat Argo (50.964), em sexto, o Honda HR-V (45.574) liderou a disputa entre os SUVs pelo terceiro ano consecutivo, com mais de 92% de suas vendas concentradas na modalidade. Assim como em 2018, o Toyota Corolla (41.434) foi mais uma vez o sedã preferido – a vantagem sobre o Chevrolet Prisma (39.830) se manteve abaixo das 2 mil unidades.
O Fiat Mobi (35.515) completou o top 10 com vantagem pequena sobre o Hyundai Creta (34.524). Forte nas vendas diretas, o VW Gol (26.859) ficou atrás do VW Fox (31.902) e do Toyota Yaris Hatch (31.666). Em seu 1º ano de mercado, o VW T-Cross (21.108) entrou no top 20 - campeões gerais entre os SUVs, os Jeep Compass (19.606) e Renegade (19.202) ficaram de fora.
Fora do top 20 nos últimos três anos, o renovado Renault Sandero (22.638) fechou o ano em 19º. Quem não foi bem foi o Etios: com 13.827 unidades, o hatch de entrada da Toyota foi apenas o 30º colocado – em 2017, o modelo havia sido o 8º na preferência. Mostrando que seu foco está nas vendas diretas (mais de 80% do total), o VW Voyage (4.222) só vendeu mais do que o Kia Sportage (4.064) no top 50.
Entre os comerciais leves, a Hilux permaneceu sem adversários. Líder desde 2016, a picape da Toyota emplacou mais de 11 mil unidades de vantagem em relação à Fiat Toro (26.043 x 14.809), que teve menos de ¼ de seus emplacamentos no varejo. Vice-líder em 2018, a Chevrolet S10 (12.052) completou o pódio.
Repetindo o quarto lugar, a VW Amarok (8.449) completou o top 5 com a Ford Ranger (7.415). Sexta no ano passado, a VW Saveiro (3.588) caiu para o 10º lugar, enquanto a Strada (3.598) subiu da 12ª para a 9ª posição – a representante da Fiat teve mais de 95% de seus emplacamentos através de vendas diretas. Destaque negativo para a Renault Duster Oroch (3.209) fora do top 10.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
140.893 |
58,41% |
241.214 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
81.197 |
79,93% |
101.590 |
3º |
RENAULT KWID |
64.389 |
75,65% |
85.117 |
4º |
FORD KA |
59.855 |
57,37% |
104.331 |
5º |
VW POLO |
53.620 |
74,41% |
72.057 |
6º |
FIAT ARGO |
50.964 |
64,51% |
79.001 |
7º |
HONDA HR-V |
45.574 |
92,09% |
49.488 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
41.434 |
73,04% |
56.727 |
9º |
CHEVROLET PRISMA |
39.830 |
54,03% |
73.721 |
10º |
FIAT MOBI |
35.515 |
66,45% |
53.444 |
11º |
HYUNDAI CRETA |
34.524 |
60,08% |
57.460 |
12º |
VW FOX |
31.902 |
82,89% |
38.487 |
13º |
TOYOTA YARIS HATCH |
31.666 |
84,03% |
37.686 |
14º |
VW GOL |
26.859 |
33,04% |
81.285 |
15º |
VW VIRTUS |
26.126 |
55,73% |
46.876 |
16º |
HONDA CIVIC |
24.969 |
91,40% |
27.318 |
17º |
NISSAN KICKS |
24.110 |
43,01% |
56.062 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
23.639 |
67,75% |
34.893 |
19º |
RENAULT SANDERO |
22.638 |
45,00% |
50.303 |
20º |
VW T-CROSS |
21.108 |
56,92% |
37.081 |
21º |
FORD ECOSPORT |
19.941 |
58,30% |
34.206 |
22º |
JEEP COMPASS |
19.606 |
32,48% |
60.362 |
23º |
JEEP RENEGADE |
19.202 |
27,94% |
68.726 |
24º |
HONDA FIT |
18.339 |
74,98% |
24.457 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
18.292 |
61,47% |
29.759 |
26º |
FIAT CRONOS |
17.668 |
73,37% |
24.080 |
27º |
FORD KA SEDAN |
15.734 |
30,69% |
51.260 |
28º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
14.759 |
54,96% |
26.852 |
29º |
NISSAN VERSA |
13.879 |
63,73% |
21.779 |
30º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
13.827 |
72,92% |
18.963 |
31º |
CHEVROLET TRACKER |
13.084 |
80,11% |
16.333 |
32º |
RENAULT CAPTUR |
11.282 |
39,36% |
28.660 |
33º |
HONDA WR-V |
11.010 |
90,54% |
12.160 |
34º |
VW UP |
10.742 |
79,81% |
13.460 |
35º |
FIAT GRAND SIENA |
10.590 |
65,42% |
16.188 |
36º |
HONDA CITY |
10.303 |
70,67% |
14.578 |
37º |
TOYOTA SW4 |
9.781 |
72,33% |
13.523 |
38º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
9.720 |
54,52% |
17.829 |
39º |
RENAULT DUSTER |
9.473 |
36,31% |
26.090 |
40º |
CHEVROLET SPIN |
9.299 |
32,79% |
28.361 |
41º |
VW TIGUAN |
8.635 |
66,05% |
13.074 |
42º |
VW JETTA |
7.454 |
66,27% |
11.248 |
43º |
CHERY TIGGO 5X |
7.141 |
89,59% |
7.971 |
44º |
CITROËN C4 CACTUS |
6.464 |
39,32% |
16.438 |
45º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
6.418 |
48,24% |
13.305 |
46º |
CHERY TIGGO 2 |
6.250 |
100,00% |
6.250 |
47º |
NISSAN MARCH |
5.507 |
79,85% |
6.897 |
48º |
HYUNDAI IX35 |
4.979 |
86,05% |
5.786 |
49º |
VW VOYAGE |
4.222 |
13,17% |
32.055 |
50º |
KIA SPORTAGE |
4.064 |
99,56% |
4.082 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2019 |
1º |
TOYOTA HILUX |
26.043 |
64,43% |
40.419 |
2º |
FIAT TORO |
14.809 |
22,59% |
65.566 |
3º |
CHEVROLET S10 |
12.052 |
37,47% |
32.161 |
4º |
VW AMAROK |
8.449 |
44,68% |
18.911 |
5º |
FORD RANGER |
7.415 |
33,37% |
22.218 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
5.991 |
58,59% |
10.226 |
7º |
FIAT FIORINO |
5.288 |
30,49% |
17.342 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
4.441 |
54,89% |
8.090 |
9º |
FIAT STRADA |
3.595 |
4,91% |
73.223 |
10º |
VW SAVEIRO |
3.588 |
8,49% |
42.270 |
11º |
HYUNDAI HR |
3.217 |
80,51% |
3.996 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
3.209 |
24,01% |
13.363 |
13º |
VW EXPRESS |
2.821 |
80,67% |
3.497 |
14º |
RENAULT MASTER |
2.653 |
31,29% |
8.478 |
15º |
KIA K2500 |
2.426 |
99,84% |
2.430 |
16º |
CHEVROLET MONTANA |
1.576 |
12,58% |
12.524 |
17º |
IVECO DAILY 35S14 |
1.504 |
82,41% |
1.825 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1.462 |
93,06% |
1.571 |
19º |
FIAT DUCATO |
802 |
14,61% |
5.489 |
20º |
IVECO DAILY 30S13 |
798 |
94,10% |
848 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
601 |
33,43% |
1.798 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
272 |
91,58% |
297 |
23º |
RAM 2500 |
247 |
37,88% |
652 |
24º |
JAC V260 |
187 |
95,41% |
196 |
25º |
CITROËN BERLINGO |
177 |
28,27% |
626 |
26º |
CITROËN JUMPY |
143 |
7,21% |
1.984 |
27º |
PEUGEOT EXPERT |
136 |
5,90% |
2.306 |
28º |
IVECO DAILY |
130 |
74,29% |
175 |
29º |
EFFA V21 |
128 |
100,00% |
128 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
121 |
87,68% |
138 |
31º |
FOTON AUMARK 1039 |
108 |
100,00% |
108 |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
87 |
96,67% |
90 |
33º |
EFFA K01 |
70 |
100,00% |
70 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
68 |
100,00% |
68 |
35º |
EFFA V22 |
65 |
98,48% |
66 |
36º |
EFFA K02 |
27 |
100,00% |
27 |
37º |
RENAULT KANGOO |
19 |
46,34% |
41 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
17 |
100,00% |
17 |
39º |
VW KOMBI |
17 |
85,00% |
20 |
40º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
16 |
72,73% |
22 |
41º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
15 |
100,00% |
15 |
42º |
FORD F100 |
12 |
92,31% |
13 |
43º |
FOTON TUNLAND |
12 |
100,00% |
12 |
44º |
FORD F75 |
10 |
100,00% |
10 |
45º |
WILLYS OVERLAND |
10 |
100,00% |
10 |
46º |
BYD T3 |
6 |
100,00% |
6 |
47º |
CHEVROLET |
6 |
100,00% |
6 |
48º |
HAFEI RUIYI |
5 |
100,00% |
5 |
49º |
FORD CONTOURSE |
4 |
100,00% |
4 |
50º |
FORD F250 |
3 |
75,00% |
4 |
Em dezembro
No último mês de 2019, o varejo foi responsável por 55,49% dos 251.974 automóveis e comerciais leves emplacados, um crescimento de exatos cinco pontos percentuais em relação a novembro. Chevrolet (19,08%), VW (14,36%) e Toyota repetiram o pódio dos últimos dois meses, enquanto a Fiat (10,23%) tomou a quarta posição da Hyundai (9,86%).
Chevrolet Onix (14.838) e HB20 (6.242) repetiram as primeiras colocações, com o Hyundai ultrapassando os 80% de participação. O destaque do mês foi a presença do Fiat Argo (5.978) no pódio, com o Renault Kwid (5.868) na cola. Numa disputa acirradíssima pelo quarto lugar, o Chevrolet Onix Plus levou a melhor sobre o VW Polo por apenas 90 unidades (5.335 x 5.245).
Terceiro colocado nos últimos meses, o Ford Ka (5.194) caiu para o sétimo lugar. Da 8ª à 10ª posições, só modelos de marcas orientais: o Honda HR-V (4.612), preferido entre os SUVs; o Toyota Corolla (4.415), nº 1 entre os sedãs médios; e o Hyundai Creta (3.970). O mês foi positivo para o Fiat Cronos (2.483), em 19º, que vendeu mais do que o novo Hyundai HB20S (2.474).
Sem surpresas, a Toyota Hilux (2.566) manteve o domínio entre os comerciais leves vendendo praticamente a soma das rivais mais próximas, Fiat Toro (1.394) e Chevrolet S10 (1.203). Campeã geral, a Fiat Strada (280) foi apenas a 10ª colocada, com menos de 5% de seus emplacamentos na modalidade.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
14.838 |
69,20% |
21.442 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.242 |
81,29% |
7.679 |
3º |
FIAT ARGO |
5.978 |
74,39% |
8.036 |
4º |
RENAULT KWID |
5.868 |
71,79% |
8.174 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.335 |
53,41% |
9.989 |
6º |
VW POLO |
5.245 |
82,85% |
6.331 |
7º |
FORD KA |
5.194 |
58,22% |
8.922 |
8º |
HONDA HR-V |
4.612 |
89,64% |
5.145 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
4.415 |
84,58% |
5.220 |
10º |
HYUNDAI CRETA |
3.970 |
59,92% |
6.625 |
11º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.302 |
84,71% |
3.898 |
12º |
VW T-CROSS |
3.084 |
46,51% |
6.631 |
13º |
VW FOX |
2.944 |
85,96% |
3.425 |
14º |
FIAT MOBI |
2.844 |
67,27% |
4.228 |
15º |
RENAULT SANDERO |
2.640 |
47,08% |
5.608 |
16º |
VW GOL |
2.623 |
33,33% |
7.870 |
17º |
VW VIRTUS |
2.561 |
62,94% |
4.069 |
18º |
NISSAN KICKS |
2.488 |
41,67% |
5.971 |
19º |
FIAT CRONOS |
2.483 |
80,49% |
3.085 |
20º |
HYUNDAI HB20S |
2.474 |
72,28% |
3.423 |
21º |
FORD ECOSPORT |
2.456 |
74,97% |
3.276 |
22º |
HONDA CIVIC |
2.244 |
93,42% |
2.402 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.826 |
32,01% |
5.705 |
24º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.826 |
59,97% |
3.045 |
25º |
FORD KA SEDAN |
1.457 |
32,25% |
4.518 |
26º |
NISSAN VERSA |
1.346 |
60,06% |
2.241 |
27º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.344 |
61,59% |
2.182 |
28º |
HONDA FIT |
1.231 |
80,46% |
1.530 |
29º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.138 |
56,14% |
2.027 |
30º |
JEEP COMPASS |
1.104 |
18,91% |
5.839 |
31º |
VW UP |
1.021 |
85,30% |
1.197 |
32º |
CHEVROLET PRISMA |
1.011 |
77,53% |
1.304 |
33º |
CHEVROLET TRACKER |
941 |
61,79% |
1.523 |
34º |
CHEVROLET SPIN |
908 |
39,56% |
2.295 |
35º |
HONDA WR-V |
887 |
80,78% |
1.098 |
36º |
TOYOTA SW4 |
859 |
71,94% |
1.194 |
37º |
FIAT SIENA |
844 |
70,16% |
1.203 |
38º |
CHERY TIGGO 5X |
830 |
78,97% |
1.051 |
39º |
HONDA CITY |
753 |
69,27% |
1.087 |
40º |
CITROËN C4 CACTUS |
747 |
44,41% |
1.682 |
41º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
731 |
74,82% |
977 |
42º |
RENAULT DUSTER |
721 |
22,74% |
3.171 |
43º |
RENAULT CAPTUR |
698 |
39,66% |
1.760 |
44º |
VW TIGUAN |
688 |
45,11% |
1.525 |
45º |
TOYOTA RAV4 |
653 |
98,34% |
664 |
46º |
CHERY TIGGO 2 |
620 |
100,00% |
620 |
47º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
550 |
38,81% |
1.417 |
48º |
HYUNDAI IX35 |
510 |
87,03% |
586 |
49º |
RENAULT LOGAN |
472 |
15,13% |
3.120 |
50º |
NISSAN MARCH |
429 |
69,08% |
621 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ 19 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.566 |
70,30% |
3.650 |
2º |
FIAT TORO |
1.394 |
21,47% |
6.493 |
3º |
CHEVROLET S10 |
1.203 |
32,58% |
3.693 |
4º |
FORD RANGER |
845 |
36,31% |
2.327 |
5º |
VW AMAROK |
705 |
41,62% |
1.694 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
672 |
72,49% |
927 |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
434 |
31,84% |
1.363 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
362 |
51,49% |
703 |
9º |
HYUNDAI HR |
346 |
84,60% |
409 |
10º |
FIAT STRADA |
280 |
4,46% |
6.276 |
11º |
VW SAVEIRO |
277 |
8,25% |
3.358 |
12º |
FIAT FIORINO |
264 |
13,81% |
1.912 |
13º |
KIA K2500 |
222 |
100,00% |
222 |
14º |
VW EXPRESS |
213 |
72,20% |
295 |
15º |
RENAULT MASTER |
190 |
29,87% |
636 |
16º |
IVECO DAILY 35S14 |
108 |
70,13% |
154 |
17º |
CHEVROLET MONTANA |
101 |
18,04% |
560 |
18º |
IVECO DAILY 30S13 |
73 |
93,59% |
78 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
73 |
100,00% |
73 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
63 |
100,00% |
63 |
21º |
FIAT DUCATO |
49 |
6,48% |
756 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
24 |
100,00% |
24 |
23º |
JAC V260 |
18 |
100,00% |
18 |
24º |
RAM 2500 |
18 |
6,04% |
298 |
25º |
CITROËN JUMPY |
17 |
9,14% |
186 |
26º |
EFFA V21 |
16 |
100,00% |
16 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
15 |
100,00% |
15 |
28º |
IVECO DAILY |
14 |
66,67% |
21 |
29º |
EFFA V22 |
9 |
100,00% |
9 |
30º |
FOTON AUMARK 1039 |
9 |
100,00% |
9 |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
7 |
100,00% |
7 |
32º |
PEUGEOT EXPERT |
6 |
2,90% |
207 |
33º |
PEUGEOT PARTNER |
5 |
5,56% |
90 |
34º |
CITROËN BERLINGO |
4 |
33,33% |
12 |
35º |
BYD T3 |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
CHEVROLET C14 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
CHEVROLET D10 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
DKW VEMAGUETE |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
DODGE |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
FORD F100 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
FORD F1000 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
FORD RANCHERO |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
50,00% |
2 |
47º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
4,76% |
21 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS
Além de Pulse e Fastback: os SUVs compactos eletrificados do Brasil