Nova Fiat Strada 2021: O que já sabemos sobre a picape

Ela chega em abril com uma inédita versão cabine dupla de quatro portas

Strada 2020 Kleber Silva Strada 2020 Kleber Silva

Lançada em 1998 com base no primeiro Palio, de 1996, a picape Strada é basicamente a mesma até hoje. Ou melhor, passou por diversas reestilizações acompanhando o estilo do Palio e, depois da morte do hatch, seguiu vida própria. Com fama de robusta e de manutenção simples, a picapinha da Fiat ainda reúne atributos que a deixam numa folgada liderança entre os comerciais leves - a rival VW Saveiro nem chega perto, e a mais próxima é a Fiat Toro, de porte maior.

Mas é chegada a hora de uma mudança radical para enfrentar os novos tempos, e também para atender a demanda crescente por picapes. Para isso, a Strada, que foi a primeira compacta a ter cabine dupla, agora terá a primazia de oferecer quatro portas neste segmento - fazendo dela uma mini-Toro. Já na versão de cabine simples, a novidade ficará por conta da adoção do conceito "maxcab" da concorrente Chevrolet Montana, com um pequeno espaço para bagagens atrás dos bancos dianteiros e uma janela espia atrás da coluna B (conforme mostra abaixo o flagra do Webmotors).

O porte não deve mudar muito em relação à Strada atual, com entre-eixos na casa dos 2,72 metros. A ideia é manter o tamanho próximo para não roubar clientes da Toro, especialmente na configuração de cabine dupla e quatro portas. A plataforma será um misto de Mobi com Argo na dianteira, enquanto a traseira vai se basear na Fiorino, mantendo o clássico eixo rígido com mola semi-elíptica, tipo de suspensão que melhor aguenta o tranco quando carregada. A capacidade de carga deverá ser mantida ao redor dos 700 kg, dependendo da versão.

O estilo da dianteira e lateral vai beber na fonte de Mobi e Argo, usando, por exemplo, as mesmas portas dianteiras do primeiro e os faróis esticados do segundo. As formas do Mobi também serão replicadas na cabine da picape, incluindo painel, volante, manopla de câmbio e outros itens de acabamento. Já a traseira terá traços da Toro, com as lanternas de formato semelhante, mas a tampa da caçamba deverá manter a abertura para baixo - e não lateral em duas folhas como na picape maior.

Visando o mercado de vendas diretas, que hoje supera 95% dos emplacamentos da Strada, o motor 1.4 Fire de até 88 cv será mantido nas versões de entrada com cabine simples, sempre com câmbio manual. Para os modelos mais caros, de cabine dupla, a novidade será o uso do 1.3 Firefly do Argo com até 109 cv, inicialmente com câmbio manual e depois com uma inédita caixa automática do tipo CVT. Mais adiante, também é esperado que a nova Strada tenha uma versão topo de linha com o futuro motor 1.0 Firefly Turbo, esta exclusivamente com transmissão CVT.

O lançamento da Strada de nova geração está previsto para abril, já como linha 2021.

Projeção: Kleber Silva

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