Nova Fiat Strada 2021: O que já sabemos sobre a picape
Ela chega em abril com uma inédita versão cabine dupla de quatro portas
Lançada em 1998 com base no primeiro Palio, de 1996, a picape Strada é basicamente a mesma até hoje. Ou melhor, passou por diversas reestilizações acompanhando o estilo do Palio e, depois da morte do hatch, seguiu vida própria. Com fama de robusta e de manutenção simples, a picapinha da Fiat ainda reúne atributos que a deixam numa folgada liderança entre os comerciais leves - a rival VW Saveiro nem chega perto, e a mais próxima é a Fiat Toro, de porte maior.
Mas é chegada a hora de uma mudança radical para enfrentar os novos tempos, e também para atender a demanda crescente por picapes. Para isso, a Strada, que foi a primeira compacta a ter cabine dupla, agora terá a primazia de oferecer quatro portas neste segmento - fazendo dela uma mini-Toro. Já na versão de cabine simples, a novidade ficará por conta da adoção do conceito "maxcab" da concorrente Chevrolet Montana, com um pequeno espaço para bagagens atrás dos bancos dianteiros e uma janela espia atrás da coluna B (conforme mostra abaixo o flagra do Webmotors).
O porte não deve mudar muito em relação à Strada atual, com entre-eixos na casa dos 2,72 metros. A ideia é manter o tamanho próximo para não roubar clientes da Toro, especialmente na configuração de cabine dupla e quatro portas. A plataforma será um misto de Mobi com Argo na dianteira, enquanto a traseira vai se basear na Fiorino, mantendo o clássico eixo rígido com mola semi-elíptica, tipo de suspensão que melhor aguenta o tranco quando carregada. A capacidade de carga deverá ser mantida ao redor dos 700 kg, dependendo da versão.
O estilo da dianteira e lateral vai beber na fonte de Mobi e Argo, usando, por exemplo, as mesmas portas dianteiras do primeiro e os faróis esticados do segundo. As formas do Mobi também serão replicadas na cabine da picape, incluindo painel, volante, manopla de câmbio e outros itens de acabamento. Já a traseira terá traços da Toro, com as lanternas de formato semelhante, mas a tampa da caçamba deverá manter a abertura para baixo - e não lateral em duas folhas como na picape maior.
Visando o mercado de vendas diretas, que hoje supera 95% dos emplacamentos da Strada, o motor 1.4 Fire de até 88 cv será mantido nas versões de entrada com cabine simples, sempre com câmbio manual. Para os modelos mais caros, de cabine dupla, a novidade será o uso do 1.3 Firefly do Argo com até 109 cv, inicialmente com câmbio manual e depois com uma inédita caixa automática do tipo CVT. Mais adiante, também é esperado que a nova Strada tenha uma versão topo de linha com o futuro motor 1.0 Firefly Turbo, esta exclusivamente com transmissão CVT.
O lançamento da Strada de nova geração está previsto para abril, já como linha 2021.
Galeria: Fiat Strada 2021 - Flagra na Rodovia dos Bandeirantes
Fonte: Kleber Silva/Behance
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 13:00 Perto de mudar, VW T-Cross está em promoção com bônus e taxa zero
- 12:00 Zontes lança 7 novas motos: veja os preços e quais são
- 11:01 Semana Motor1.com: Corolla Cross muda para 2025, T-Cross chegando e mais
- 10:00 Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
- 09:00 Avaliação: Fiat Scudo Multi cobra R$ 214 mil para ser tela em branco
- 14:53 As 10 motos e scooters mais baratas do Brasil em 2024
- 13:57 Novo Toyota Corolla Cross XR 2025 vira prioridade para vendas diretas
- 13:01 A2RL inicia nova era do esporte autônomo em Abu Dhabi
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |