Sem concorrência entre os sedãs médios premium desde setembro, o BMW Série 3 fechou o mês de novembro com quase 500 emplacamentos (494), quase dobrando os números do mesmo período do ano passado. O ótimo desempenho nos últimos meses deixou em aberto a briga pela liderança anual do segmento.
Isso porque o Mercedes Classe C, com 271 unidades, perdeu quase metade dos compradores de 2018 e viu cair para menos de 50 unidades a sua folga em relação ao arquirrival. O Audi A3 Sedan (245), em trajetória oposta, repetiu a terceira posição de outubro com um avanço de quase 45%.
O destaque do mês, no entanto, não foi alemão, mas sim sueco. Com a nova geração nas concessionárias, o Volvo S60 conquistou a preferência de 114 consumidores, mais do que o dobro do total do mês anterior. Depois de emplacar mais de 300 unidades em setembro, o também novato Mercedes Classe A Sedan encerrou o mês com 72 unidades, pior apenas do que as 66 unidades de julho, quando começou a ser vendido no país.
Sem acompanhar o ritmo de seus principais rivais, o Audi A4 (49) mais uma vez foi superado pelo Audi A5 (53). Mesmo com o reforço da nova geração, o Mercedes CLA (38) só não foi o lanterna porque o Jaguar XE emplacou apenas 13 unidades, quase 60% a menos do que há algumas semanas.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
NOV/19 |
OUT/19 |
NOV/18 |
% NOV 19 |
% OUT 19 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
494 |
660 |
252 |
36,62% |
41,22% |
-25,15% |
96,03% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
271 |
349 |
540 |
20,09% |
21,80% |
-22,35% |
-49,81% |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
245 |
222 |
169 |
18,16% |
13,87% |
10,36% |
44,97% |
4º |
VOLVO S60 |
114 |
48 |
1 |
8,45% |
3,00% |
137,50% |
11300,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
72 |
161 |
0 |
5,34% |
10,06% |
-55,28% |
- |
6º |
AUDI A5 |
53 |
61 |
36 |
3,93% |
3,81% |
-13,11% |
47,22% |
7º |
AUDI A4 |
49 |
22 |
60 |
3,63% |
1,37% |
122,73% |
-18,33% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLA |
38 |
48 |
40 |
2,82% |
3,00% |
-20,83% |
-5,00% |
9º |
JAGUAR XE |
13 |
30 |
14 |
0,96% |
1,87% |
-56,67% |
-7,14% |
|
|
1349 |
1601 |
1112 |
100,00% |
100,00% |
-15,74% |
21,31% |
Na faixa mais sofisticada, o Panamera assombrou os adversários. Com 70 emplacamentos – praticamente o total registrado pelo modelo no ano de 2017 (72) -, o Porsche registrou seu novo recorde de vendas e assumiu a segunda posição no acumulado de 2019. Rival mais próximo, o BMW Série 5 repetiu as mesmas 19 unidades do ano passado.
Mais uma vez fechando o pódio, o Mercedes Classe E emplacou 12 unidades e caiu para o terceiro lugar na soma de janeiro a novembro. Único não alemão entre os nove primeiros, o Lexus ES ficou à frente do BMW Série 7 (7) e do novo Audi A7 (6).
Quarto no último ranking, o novo Audi A6 (3) caiu para oitavo, atrás do Mercedes CLS (4) e empatado com o Mercedes Classe S (3) e com o Volvo S90 (3). Lanternas e empatados, Jaguar XF e Maserati Ghibli conquistaram um consumidor cada.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
NOV/19 |
OUT/19 |
NOV/18 |
% NOV 19 |
% OUT 19 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
70 |
28 |
22 |
51,09% |
25,45% |
150,00% |
218,18% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
19 |
25 |
19 |
13,87% |
22,73% |
-24,00% |
0,00% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
12 |
19 |
10 |
8,76% |
17,27% |
-36,84% |
20,00% |
4º |
LEXUS ES |
8 |
2 |
0 |
5,84% |
1,82% |
300,00% |
- |
5º |
BMW SÉRIE 7 |
7 |
5 |
0 |
5,11% |
4,55% |
40,00% |
- |
6º |
AUDI A7 |
6 |
6 |
6 |
4,38% |
5,45% |
0,00% |
0,00% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLS |
4 |
8 |
0 |
2,92% |
7,27% |
-50,00% |
- |
8º |
AUDI A6 |
3 |
12 |
3 |
2,19% |
10,91% |
-75,00% |
0,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
3 |
1 |
4 |
2,19% |
0,91% |
200,00% |
-25,00% |
10º |
VOLVO S90 |
3 |
3 |
4 |
2,19% |
2,73% |
0,00% |
-25,00% |
11º |
JAGUAR XF |
1 |
1 |
1 |
0,73% |
0,91% |
0,00% |
0,00% |
12º |
MASERATI GHIBLI |
1 |
0 |
0 |
0,73% |
0,00% |
- |
- |
|
|
137 |
110 |
69 |
100,00% |
100,00% |
24,55% |
98,55% |
Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
BMW lança novos M3 Competition e M3 Competition Track no Brasil
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais