Outrora pujante, o segmento de sedãs médios vive um momento de retração. Em novembro foram menos de 10 mil veículos vendidos, 10,5% abaixo do resultado do mesmo período de 2018. Neste cenário, nem mesmo o líder absoluto escapou ileso.
Com 4.560 unidades, o novo Toyota Corolla perdeu 9,2% dos compradores do ano passado e viu cair em mais de 6 pontos percentuais a sua participação de mercado de outubro. Este, aliás, foi o 2º pior resultado para o modelo desde abril, atrás apenas das 4.077 unidades de setembro.
Mesmo com leve crescimento (+3,7%), o Honda Civic (2.283) emplacou praticamente a metade do arquirrival. Já o reestilizado Chevrolet Cruze Sedan (1.604) perdeu quase 14% das vendas de um ano atrás. Mais do que suficiente, no entanto, para garantir boa folga sobre o VW Jetta (565), que não vendia tão pouco desde janeiro (424).
Da quinta posição em diante, todos os modelos perderam fôlego. Melhor do resto, o Nissan Sentra (274) vendeu quase três vezes mais do que o Kia Cerato (96), que ainda não empolgou o mercado em sua nova geração. Sétimo, o Citroën C4 Lounge (46) teve o seu mês mais fraco desde o lançamento em 2013. Atrás do representante da Citroën, todos os modelos, somados, emplacaram menos de 40 unidades
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
NOV/19 |
OUT/19 |
NOV/18 |
% NOV 19 |
% OUT 19 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
4560 |
6211 |
5023 |
48,19% |
54,78% |
-26,58% |
-9,22% |
2º |
HONDA CIVIC |
2283 |
2536 |
2202 |
24,13% |
22,37% |
-9,98% |
3,68% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
1604 |
1228 |
1861 |
16,95% |
10,83% |
30,62% |
-13,81% |
4º |
VW JETTA |
565 |
685 |
387 |
5,97% |
6,04% |
-17,52% |
45,99% |
5º |
NISSAN SENTRA |
274 |
436 |
447 |
2,90% |
3,85% |
-37,16% |
-38,70% |
6º |
KIA CERATO |
96 |
121 |
140 |
1,01% |
1,07% |
-20,66% |
-31,43% |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
46 |
71 |
106 |
0,49% |
0,63% |
-35,21% |
-56,60% |
8º |
MITSUBISHI LANCER |
18 |
31 |
157 |
0,19% |
0,27% |
-41,94% |
-88,54% |
9º |
FORD FOCUS FASTBACK |
13 |
10 |
203 |
0,14% |
0,09% |
30,00% |
-93,60% |
10º |
HYUNDAI ELANTRA |
1 |
0 |
24 |
0,01% |
0,00% |
- |
-95,83% |
11º |
PEUGEOT 408 |
1 |
9 |
17 |
0,01% |
0,08% |
-88,89% |
-94,12% |
12º |
RENAULT FLUENCE |
1 |
0 |
3 |
0,01% |
0,00% |
- |
-66,67% |
|
|
9462 |
11338 |
10570 |
100,00% |
100,00% |
-16,55% |
-10,48% |
SEDÃS GRANDES
Entre os sedãs grandes, o cenário foi ainda mais nebuloso. Somados, todos os modelos emplacaram apenas 73 unidades, quase 90% a menos do que há um ano. Com 42 unidades, o VW Passat liderou a disputa com quase 58% de participação de mercado.
Atrás do Honda Accord (13), o ex-líder Ford Fusion (12) recuou nada menos do que 96,7% e atingiu um de seus níveis mais críticos desde 2006, quando chegou ao país. Hyundai Azera (4) e Toyota Camry (2), em posições trocadas em relação a outubro, completaram a lista dos modelos com pelo menos uma unidade emplacada.
Sedãs Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
NOV/19 |
OUT/19 |
NOV/18 |
% NOV 19 |
% OUT 19 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
VW PASSAT |
42 |
37 |
106 |
57,53% |
42,05% |
13,51% |
-60,38% |
2º |
HONDA ACCORD |
13 |
13 |
17 |
17,81% |
14,77% |
0,00% |
-23,53% |
3º |
FORD FUSION |
12 |
27 |
364 |
16,44% |
30,68% |
-55,56% |
-96,70% |
4º |
HYUNDAI AZERA |
4 |
4 |
0 |
5,48% |
4,55% |
0,00% |
- |
5º |
TOYOTA CAMRY |
2 |
7 |
19 |
2,74% |
7,95% |
-71,43% |
-89,47% |
|
|
73 |
88 |
506 |
100,00% |
100,00% |
-17,05% |
-85,57% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos