Apresentado inicialmente em agosto, o Mercedes-Benz GLE Coupé de nova geração está tendo mais detalhes divulgados nesta quarta-feira. Desenvolvido como resposta direta da Daimler aos modelos BMW X6 e Porsche Cayenne Coupé, o SUV ficou mais elegante e tecnológico, sem deixar de lada a pegada esportiva que o diferencia em relação ao GLE tradicional. Nesta linhagem, é destaque ainda a versão híbrida plug-in GLE 350 4Matic, que pode rodar até 100 km apenas no modo elétrico de condução. Para os que preferem temperamento mais apimentado, a variante AMG GLE 53 4Matic+ Coupé supera os 435 cv e conta com um sistema híbrido-leve de 48 volts.
O design, no geral, traz os mesmos elementos do GLE familiar, mas mudam os faróis e o para-choque dianteiro, que ganham desenho ligeiramente mais agressivo. A traseira com caimento próprio é a diferença mais óbvia, assim como as lanternas exclusivas de desenho mais caprichado. A tampa do porta-malas também muda, com destaque para o pequeno spoiler embutido. Já o interior é praticamente idêntico ao do GLE convencional, com exceção do espaço menor para a cabeça (devido ao teto mais baixo) e no porta-malas. A Mercedes diz que mexeu na inclinação do para-brisa para otimizar a aerodinâmica e reduziu em 6 cm o entre-eixos para melhorar o comportamento dinâmico. O comprimento total é de 4,95 metros.
No portfólio, a versão híbrida plug-in GLE 350 4Matic conta com bateria de 31,2 kWh e pode percorrer até 100 km no modo elétrico (levando em conta o ciclo WLTP). Ainda na condução puramente EV, é possível alcançar a velocidade máxima de 160 km/h. Depois disso, entra em ação o motor turbodiesel de quatro cilindros. A potência total desenvolvida é de 324 cv e o torque máximo chega aos 71,4 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 6,9 segundos. Haverá também versões diesel tradicionais, dependendo do mercado.
A outra versão, apresentada pela Mercedes-AMG, é equipada com motor 3.0 de seis cilindros com potência de 441 cv e torque de 53 kgfm. O propulsor está sempre conectado a um sistema elétrico de 48 volts, bem como à tração integral 4Matic e à transmissão automática de 9 marchas. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz estuda acabar com carroceria da moda
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Mercedes-Benz GLE 2024 chega ao Brasil a partir de R$ 729.900
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Polícia de São Paulo terá Mercedes-Benz GLE apreendido como viatura do Denarc
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Brabus AMG GLE 63 S 900 Rocket é o SUV mais rápido do mundo