Estão ficando mais comuns as ocasiões em que as forças policiais estão reutilizando veículos apreendidos em ações passadas como viaturas na frota. Além de alguns casos da Polícia Rodoviária Federal, agora foi a vez do Governo de São Paulo anunciar um novo carro para a atuação no estado.

Trata-se de um Mercedes-Benz GLE 400 Coupe, que foi apreendido ainda em 2019 em uma ação contra o traficante conhecido como André do Rap. Além do SUV de luxo, mais dois helicópteros, sendo um Esquilo AS350 B2, e um avião Cessna Caravan também estão à disposição. Todos estes veículos serão utilizados pelo Denarc, o Departamento de Investigações sobre Narcóticos. 

Mercedes-Benz GLE 400 Coupe incorporado à frota do Denarc de SP

Eles foram integrados à frota após decisões da Justiça do estado autorizarem sua utilização. O GLE e as aeronaves já estão sendo utilizados no estado dando apoio a operações de combate às drogas e ao crime organizado. No caso do avião e dos helicópteros, também fazem atuação no transporte de órgãos para transplante.

No caso específico do Mercedes-Benz GLE 400 Coupe agregado à frota do Denarc, trata-se de um modelo da primeira geração oferecida no Brasil, que ficou à venda entre 2016 e 2019. Nesta versão, o SUV tem um motor 3.0 V6 turbo capaz de entregar 333 cv de potência e 49 kgfm de torque. Com tração integral e câmbio automático de 9 marchas, este GLE Coupe pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tem velocidade máxima de 247 km/h.

Mercedes-Benz GLE 400 Coupe incorporado à frota do Denarc de SP

Agora como viatura, o GLE recebeu pintura preta e branca, nos moldes das viaturas tradicionais da Polícia Civil de São Paulo. Além disso, também foi equipado com luzes de emergência. A questão é que ainda se trata de um veículo que, mesmo usado, ainda não sai por menos de R$ 300 mil. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com