Obtuário: VW Golf GTI se despede do Brasil e aguarda oitava geração
Esportivo deixa de ser oferecido no site da marca e abre espaço ao híbrido GTE
Com a chegada do T-Cross, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) teve que priorizar a produção do SUV. Desde então, nos despedimos do Golf nas versões 1.0 TSI e 1.4 TSI, sobrando apenas o esportivo GTI como opção do hatch médio. Mas isso acaba agora, com o site oficial da Volkswagen deixando de oferecer o modelo, para a tristeza dos fãs.
Na verdade, em diversas oportunidades, representantes da VW afirmaram que a produção do GTI foi acelerada no final de 2018 para abastecer estoque para o ano e priorizar a aceleração da produção do T-Cross. Na época, falavam que voltaria, mas foi algo que não aconteceu e, já no lançamento do Golf GTE, alguns diziam que o GTI não voltaria mais a ser produzido no Paraná.
Galeria: Volkswagen Golf 2018 - Apresentação
Nesta semana, o site da Volkswagen não exibe mais o GTI, deixando o espaço para o híbrido GTE, que chega em edição limitada e vendido em apenas três concessionárias no país, sendo uma em São Paulo (SP), uma em Brasília (DF) e outra em Curitiba (PR). Ao mesmo tempo, há uma grande possibilidade da oitava geração chegar ao nosso mercado tanto na versão GTI quanto na GTE.
O Golf GTI MK7 foi um dos esportivos mais desejados do nosso mercado desde seu lançamento em 2013. Chegou aos 230 cv no motor 2.0 TSI no que chamam de MK7,5, com o câmbio DSG (dupla embreagem) de 6 marchas, além do acerto de suspensão e direção mais afiados que nas versões "normais". Seu preço era de R$ 151.530, sem contar os opcionais. Como opção de esportivo, além do Golf GTE, há o VW Jetta GLI, que tem o mesmo conjunto mecânico, por R$ 144.990.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia