O conceito ID. Space Vizzion foi revelado pela Volkswagen como uma de suas atrações para o Salão de Los Angeles, antecipando um dos modelos da linha de carros 100% elétricos da marca. Desta vez, o protótipo mostra uma perua estilosa que tem um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,24. Com um conjunto de baterias de 82 kWh, o carro é capaz de rodar por 560 km, segundo o ciclo de testes WLTP da Europa.
Como os outros futuros elétricos da Volkswagen, a Space Vizzion utiliza a plataforma modular MEB. Este modelo usa um motor elétrico montado no eixo traseiro e que gera 279 cv. Como um sinal do futuro do veículo, a fabricante ainda diz que pode colocar um segundo motor no eixo dianteiro, entregando um total de 360 cv. Esta versão de tração integral seria capaz de chegar a 96 km/h (60 milhas por hora) em 5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 175 km/h.
A Space Vizzion parece muito com os outros membros da família ID, deixando de lado a grade frontal para usar pequenas aberturas abaixo do capô e no para-choque. Isso porque ele não precisa de um radiador como nos veículos a combustão, usando um arrefecimento muito menor para o motor. Além dos faróis LED Matrix, ainda tem linhas em LED que percorrem a frente e parte da lateral. O logo da VW também é iluminado.
A perua elétrica também segue a tendência de descartar as maçanetas das portas. Quando alguém chegar perto do carro, algumas superfícies serão iluminadas e, quando a pessoa toca na área acesa, a porta abre. A tampa do porta-malas funciona da mesma forma, abrindo eletricamente.
Do lado de dentro, a Space Vizzion tem uma pequena tela na frente do motorista, mas a maioria das informações serão mostradas pelo head-up display com realidade aumentada. No console central, há um display de 15,6" sensível ao toque. O interior conta com um acabamento que combina casca de maçã e 20% de poliuretano.
A Volkswagen não esconde que o ID. Space Vizzion adianta um possível modelo de produção que terá como foco a Europa, justamente o maior mercado para peruas. É possível que ela seja oferecida como uma alternativa para os clientes da Passat Variant que querem algo puramente elétrico. A fabricante diz que sua estreia está programada para 2021.
Fotos: divulgação e Daniel Messeder
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta