Apenas seis meses depois do lançamento na Europa, o novo BMW Série 1 começa a ser vendido no Brasil. Agora com tração dianteira e com a mesma plataforma que Série 2, X1 e X2, o hatchback que serve de opção de entrada para a marca alemã. Neste primeiro momento, será vendido somente na versão 118i Sport GP, com motor 1.5 turbo de 140 cv, com preços a partir de R$ 174.950.
Antes um carro de tração traseira, agora o BMW Série 1 passa a ter tração dianteira (ou integral em algumas versões), consequência de adotar a plataforma modular UKL, usada pelos carros da Mini e em outros modelos da fabricante bávara, como Série 2, X1, X2 o chinês Série 1 Sedan. Isso ajudou nas medidas do carro, ganhando 33 mm no espaço para pernas dos bancos traseiros, 19 mm para cabeça e 13 mm para os ombros. O porta-malas ainda cresceu 20 litros, totalizando 380 litros.
O espaço cresceu, mas o carro ficou menor. Com 4,139 metros de comprimento, ele é 5 milímetros mais curto do que a geração anterior. A largura está 34 mm maior e alcança os 1,799 m, enquanto a altura passou para 1,434 m, um aumento de 13 mm. Por fim, o entre-eixos está 20 mm mais curto, com 2,760 m.
É vendido com duas motorizações. A mais básica é formada pelo motor 1.5 turbo de três cilindros, entregando 140 cv entre 4.600 e 6.500 rpm, e 22,5 kgfm de torque entre 1.480 e 4.200 rpm. Está conectado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 211 km/h. Na Europa o Série 1 ainda conta com o 2.0 turbo de 306 cv e 45,9 kgfm, além do sistema de tração integral xDrive, que equipa a versão M135i. Obviamente, ainda existem as variantes diesel 116d com 1.5 de 115 cv, 118d com 2.0 de 150 cv e 120d xDrive com 2.0 de 190 cv.
Vem equipado com ar-condicionado automático digital de duas zonas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e tração, rodas de liga leve de 17” com pneus run-flat, volante multifuncional, assistente de estacionamento e mais. É equipado com uma central multimídia com tela de 8 polegadas, compatível com Apple CarPlay. Está disponível nas cores metálicas preto Safeira, branco Mineral, cinza Mineral, azul Mediterrâneo, azul Seaside e a sólida branco Alpino.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 1 2024: 4ª geração muda visual e recebe sistema micro-híbrida
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Teaser: BMW mostra o novo Série 1 pela primeira vez
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
BMW 118i M Sport amplia gama de versões do Série 1 por R$ 315.950