Sedãs voltarão a fazer sucesso, diz chefe de design da Chevrolet
Executivo acredita que as pessoas escolhem os carros por seu design para impressionar os vizinhos
Ao longo dos últimos anos, tanto Ford quanto Chevrolet cortaram parte de seus sedãs nos Estados Unidos, para investir em crossovers, SUVs e picapes. Isso fez com que o Cruze saísse de linha no país, junto com Impala, o eletrificado Volt e alguns modelos da Cadillac. Porém, não ache que os sedãs irão desaparecer completamente. Michael Simcoe, chefe de design da GM, participou do podcast da Brembo e disse que o ciclo da indústria fará com que os sedãs voltem a fazer sucesso.
Galeria: Chevrolet Cruze 2020
No entanto, Simcoe diz que, no final das contas, as pessoas querem veículos bonitos que "seus vizinhos possam admirar". E isso é verdade. No momento, o estilo dos SUVs é o desejo das pessoas e continua a se espalhar, com as fabricantes lançando cada vez mais crossovers.
Alguns dados sugerem que os donos dos sedãs e hatchbacks não se deixaram levar pela moda dos SUVs. Um estudo diz que 42% dos clientes de Focus e Cruze não trocaram seus veículos por um crossover. Ao invés disso, foram para outra fabricante, comprando carros como Honda Civic e Toyota Corolla, dois dos 10 carros mais vendidos nos EUA.
Enquanto há muita especulação sobre o futuro dos sedãs, a verdade é que eles ainda tem uma participação significante no mercado. Nos EUA, este tipo de carro soma 4,5 milhões de unidades emplacadas. Já no Brasil, os sedãs tem 24,96% de participação, somando os segmentos pequeno compacto, médio e grande, com 461,5 mil unidades emplacadas entre janeiro e outubro. Como comparação, os SUVs emplacaram 482,2 mil veículos e tem 26,08% de participação no mesmo período.
Só que Simcoe está certo. O debate não é tanto sobre sedãs e SUVs, e sim sobre as pessoas quererem veículos com design chamativo. No momento, SUVs e crossovers são os mais procurados. Em cinco ou dez anos, isso pode mudar com uma nova preferência por sedãs e hatchbacks.
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda