Em setembro de 2018, a Audi disse que considerava trazer de volta uma versão de tração somente traseira do esportivo R8. Esta variante virou verdade depois de mais de um ano, com o lançamento do Audi R8 V10 RWD, agora como um membro permanente da linha, ao invés de ser limitado a 999 unidades como seu antecessor. A marca alemã ainda mudou o nome de RWS (Rear Wheel Series) para RWD (Rear Wheel Drive), o que faz mais sentido.
Obviamente, o novo R8 RWD é baseado na versão reestilizada do esportivo com motor naturalmente aspirado da Audi. Foi revelado tanto na forma de cupê quanto a conversível Spyder. Para diferenciar o modelo de tração traseira, a fabricante pintou a entrada de ar na cor do veículo na parte de baixo e de preto na parte de cima.
O R8 de tração traseira conta com saias laterais e um difusor pintado de preto brilhante, embora possa ser trocado por um pacote de fibra de carbono. A versão conversível ainda tem a opção de mais detalhes em preto na carroceria, enquanto há uma nova opção de cor cinza Kemora. A Audi dará várias opções de personalização para o esportivo, inclusive com a possibilidade de pintar o logotipo da marca de preto.
Feito para os fãs puristas, o esportivo usa o 5.2 V10 aspirado, entregando 540 cv e 55 kgfm de torque para o eixo traseiro, através da transmissão de dupla embreagem S-tronic com 7 marchas e diferencial traseiro mecânico. Vale apontar que a nova versão é menos potente do que o R8 Coupe V10 Quattro, que tem 570 cv e 57 kgfm de torque.
Ainda assim, esta motorização permite que o R8 alcance os 100 km/h em apenas 3,7 segundos, com velocidade máxima de 320 km/h. Isso no caso do Coupé, pois o conversível Spyder reduz o desempenho para 3,6 segundos e 318 km/h, respectivamente - afinal, o peso é maior por conta da máquina para abrir e fechar o teto.
Perder a tração integral Quattro ajudou o R8 V10 RWD a perder cerca de 65 kg no peso total, em comparação ao equivalente R8 V10 Quattro Coupé, pesando 1.595 kg. O R8 V10 RWD Spyder é 55 kg mais leve do que o cupê Quattro, com 1.695 kg.
Há mais um benefício para a versão de tração traseira. Ele é bem mais barato do que a variante Quattro, custando 144 mil euros (R$ 636,5 mil) na versão Coupe e 157 mil euros (R$ 694 mil) com o teto removível. Ambos são 22 mil euros (R$ 97,2 mil) mais baratos do que a opção de tração integral. As vendas do Audi R8 V10 RWD começarão na Europa no início de 2020.
Fotos: divulgação
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