O Volkswagen Golf GTE demorou, mas chegou. Porta de entrada da marca no mundo dos carros eletrificados, o modelo chega apostando em uma motorização híbrida do tipo plug-in (que liga na tomada para recarregar a bateria) para fazer até 62,5 km/litro. Embora seja uma bela novidade no Brasil, o lançamento demorou tanto que a nova geração do hatch médio está para começar a ser vendida na Europa. Por aqui o Golf GTE custará R$ 199.990, valor bem acima dos R$ 151.530 cobrados pelo GTI. As vendas online começam a partir de 11 de novembro.
Primeiro dos seis modelos eletrificados prometidos pela marca até 2023, o Volkswagen Golf GTE é equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, abastecido apenas com gasolina. Trabalha em conjunto a um propulsor elétrico de 102 cv e 33,6 kgfm e ao câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas. No total, são 204 cv de potência combinada e torque máximo de 35,7 kgfm. A autonomia total, combinando o modo elétrico e o motor a combustão, fica na casa dos 900 km.
Por ser um híbrido plug-in, o hatch é capaz de rodar por 50 km usando apenas a carga nas baterias, a uma velocidade de até 130 km/h. A recarga pode ser feita com uma tomada comum com adaptador, que leva 3 horas e 45 minutos. Com um wallbox de 2,7 kW, o tempo cai para 2 horas e 15 minutos. Como é mais antigo, ele usa um conector Tipo 2 sem o plugue para recarga rápida com corrente alternada.
Virá de série com o painel de instrumentos digital Active Info Display, controle de cruzeiro adaptativo, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), iluminação diurna em LED, rodas de liga leve de 16", controle de estabilidade e tração, central multimídia Discover Media Pro com tela de 9,2” e mais.
As vendas serão feitas em apenas três concessionárias: Caraigá (São Paulo/SP) Brasal (Brasília/DF) e Servopa (Curitiba/PR). O Volkswagen Golf GTE terá apenas 100 unidades, somente na cor azul Atlantic (da imagem de destaque). Quem preferir esperar pela nova geração terá que aguardar por um bom tempo, pois ela deve chegar apenas em 2021.
Reportagem e fotos: Leonardo Fortunatti
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos