Conhecido do público desde abril, quando foi apresentado no Salão de Xangai, o Hyundai Creta de nova geração começou a ser vendido na China. Localmente chamado de ix25, o modelo passou por uma reformulação e adotou a nova filosofia de design da marca para o segmento de SUVs. Visualmente, as linhas são futuristas agradam ao gosto do consumidor chinês, mas certamente não serão tão apreciadas em outros mercados. Os preços por lá variam entre RMB 105.800 e RMB 136.800, valore equivalentes a R$ 60.000 e R$ 77.700 numa conversão direta, respectivamente.
Neste nova geração, o Creta chinês é mais comprido, mais largo e ligeiramente mais baixo que a anterior. Ao todo, são 4,30 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,62 metro de altura. Para efeito de comparação, o Creta atual mede 4,27 metros, 1,78 m e 1,63, respectivamente. A distância entre-eixos também foi modificada e agora chega aos 2,61 metros - ganho de 2 centímetros.
Já o peso caiu de 1.400 kg para algo entre 1.150 kg e 1.200 kg. Sob o capô, até agora foi confirmada apenas a presença do motor 1.5 aspirado de 115 cv, mas certamente outras opções serão adicionadas ao catálogo posteriormente. Segundo dados de fábrica, o propulsor em questão faz média de consumo de 18,8 km/litro e leva o SUV a 175 km/h de velocidade máxima.
Na lista de equipamentos, destaque para a oferta de teto solar panorâmico, antena barbatana tipo tubarão, faróis e lanternas em LED, freio de estacionamento elétrico, volante com paddle-shifts, partida por botão e câmera com visão em 360 graus. Na cabine, chama atenção a gigantesca tela do sistema de entretenimento com posicionamento vertical, totalmente integrada ao console central. Há ainda revestimentos em preto brilhante, e duas tonalidades de couro no acabamento dos bancos e painéis das portas. O pacote de itens de segurança inclui monitor de pontos cegos, alerta de fadiga do motorista, sistema anti-colisão e piloto automático adaptativo, entre outros recursos.
Apesar de ix25 e Creta terem nascido idênticos na geração passada, a expectativa é que cada um adote linhas próprias em mercados específicos a partir de agora. O modelo vendido na China é o apresentado nas fotos acima, mas a versão brasileira, conforme antecipamos, terá design diferente. O lançamento por aqui é aguardado para 2021 e até lá o modelo atual, recentemente reestilizado, deve seguir sem alterações.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil