Surpreendendo a todos, a Hyundai apresentou a segunda geração do ix25, primo asiático do Hyundai Creta nacional. O SUV compacto adota uma nova cara, mais alinhada com a identidade visual da marca iniciada pela oitava geração do Sonata e, no caso dos SUVs, com o enorme Palisade. Embora o Creta atual esteja bem alinhado ao ix25, tudo indica que será diferente com a nova versão, recebendo estilo próprio.

Galeria: Hyundai ix25 2020

O novo ix25 mudou radicalmente e com certeza causaria polêmica se o nosso Hyundai Creta ficasse igual. Está com faróis de formato estranho e posicionados mais abaixo do que o comum, enquanto a parte de cima ficou dedicada a uma linha fina em LED para iluminação diurna. O capô está bem comprido e arredondado, o que dá uma aparência mais gordinha ao SUV. A grade frontal é semelhante à do Palisade, bem grande e com acabamento cromado.

Já na traseira, ele tem cara de carro conceito, embora a Hyundai diga que é o modelo final. Exibe uma linha que atravessa o porta-malas, mas que não acende por completo, pois ela tem luzes apenas na parte central e nas pontas. Logo abaixo dessa linha estão as lanternas, com um formato semelhante aos dos faróis.

O interior é o que deve estar mais próximo do novo Creta brasileiro. Apresenta soluções interessantes, como uma enorme tela na vertical que faz integração com o console central. Este display fez com que o painel ficasse limpo, com nada a não ser o botão de partida do motor. Olhando atentamente é possível notar outros detalhes, como o volante com paddle-shifts, freio de estacionamento eletrônico e um botão de seleção de terreno, indicando que o SUV terá um pouco de capacidade off-road.

Hyundai ix25 2020
Hyundai ix25 2020

Apesar da estreia programada para o 2º semestre na China, a Hyundai não divulgou os dados técnicos do crossover. O ix25 tem versões com motor 1.6 aspirado de 125 cv, câmbio manual ou automático de 6 marchas; ou o 1.4 turbo de 130 cv e transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 posições. Considerando que a fabricante tem lançado carros novos com versões melhoradas dos motores, o SUV deve seguir com essas opções.

O novo ix25 será lançado na China ainda no 2º semestre do ano. Para o restante da Ásia, a segunda geração do Hyundai Creta é esperada para 2020, na versão de cinco lugares, recebendo uma inédita variante de 7 lugares em 2021. Se o ix25 seguir a mesma estratégia que o novo HB20, usando apenas uma versão atualizada da plataforma, a Hyundai Brasil pode seguir o mesmo caminho e pular a reestilização do SUV para uma renovação mais completa.

Fotos: divulgação e Auto Home

Envie seu flagra! flagra@motor1.com