A última semana de outubro foi agitada para o grupo PSA. Enquanto globalmente a empresa assumia a parceria com a FCA, o que criará o quarto maior conglomerado automotivo do mundo, no Brasil o CEO da Peugeot, Jean Philippe Imparato, anunciava quatro novos modelos para nosso mercado até 2023. Teve ainda os lançamentos dos novos Porsche Cayenne Coupé e Chevrolet Bolt, além do primeiro teste do Hyundai HB20 TGDI. Confira:
A Fiat-Chrysler e o Grupo PSA, dono de Citroën, DS, Peugeot e Opel, anunciaram uma fusão completa que levará à criação da 4ª maior fabricante automotiva do mundo, com 8,7 milhões de carros vendidos anualmente. O plano é que cada uma das duas empresas recebam 50% das ações, para ser divididas entre seus acionistas, e que alcancem 80% de sinergia depois de quatro anos, cortando custos em aproximadamente 2,8 bilhões de euros (cerca de R$ 12,4 bilhões).
Em visita ao Brasil, o CEO global da Peugeot revelou que a marca prepara quatro lançamentos para o Brasil até 2023 - sendo um por ano. O único confirmado pela empresa é a inédita picape média, cujo projeto foi feito em parceria com a chinesa Changan (foto acima). Será revelada em março de 2020 e chega ao país em 2021, com provável produção no Uruguai. Antes disso, no fim de 2020, será a vez da nova geração do hatch 208 estrear, vindo da Argentina. Em 2022, virá a nova geração do SUV 2008, que também deve ser produzido pelos argentinos. Já o quatro modelo ainda é uma incógnita.
Apresentado no Salão de São Paulo de 2018, o elétrico Bolt enfim começa a ser vendido no Brasil. Tabelado a R$ 175 mil, ele chega unicamente na versão topo de linha Premier e já no modelo 2020, que teve modificações na bateria para ampliar a autonomia para 416 km. Será vendido inicialmente apenas em 25 concessionárias da GM em 9 estados. Nissan Leaf é o principal rival.
Complementando a linha Cayenne no Brasil, a Porsche lança o Cayenne Coupé em duas versões. Com uma proposta mais esportiva que a variante SUV, se diferencia pelo visual -desde a coluna A mais inclinada até a traseira com caimento mais suave - e pelo acerto da suspensão mais firme. Diferente do Cayenne, o novo Cayenne Coupé será vendido apenas nas versões de entrada, com motor V6, e na Turbo e-Hybrid, a topo de linha que une o V8 biturbo com um motor elétrico - nesta, o preço pode superar R$ 1 milhão.
Em seu primeiro teste instrumentado, o novo HB20 com motor 1.0 TGDI mostrou bom desempenho e consumo, na comparação com os rivais Onix e Polo. Renovado do design à cabine, o hatch exibiu bom entendimento entre o motor com turbo e injeção direta e o câmbio automático de 6 marchas, com passagens suaves e rápidas. Também evoluiu no acabamento, se destacando pelo interior mais refinado do segmento. Pena que o preço da versão de topo Diamond Plus tenha ficado salgado...
Após parar de produzir o Fiesta em meados do ano, no dia 30 de novembro a Ford encerrou de vez a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) fechando a linha de caminhões. Havia expectativa de que a Caoa assumisse a planta, mas até o momento não há nenhuma definição sobre o assunto.
Em seu primeiro mês completo de loja, o Onix Plus já pode ser considerado um sucesso de vendas. O novo modelo da GM chegou liderando a categoria de sedãs compactos e já surgiu na sexta posição do ranking geral, com mais de 7 mil unidades emplacadas. Outro que estreou com o pé direito foi a nova geração do Toyota Corolla, que superou a marca dos 6 mil emplacamentos e retomou o lugar do modelo no top 10 do mercado nacional em outubro.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
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