Sedã mudará completamente, ganhando um visual mais próximo dos cupês

Diga o que quiser sobre o design da Kia nos carros das décadas de 1990 e 2000, mas não dá para negar que ela melhorou muito nos últimos anos, com carros como o Stinger e o atual Sportage. A fabricante sul-coreana prepara mais uma renovação, desta vez com o sedã Optima. Conhecido em seu país de origem como K5, ele aparece nos primeiros teasers, que adiantam um visual bem mais agressivo para o modelo.

Como você pode ver nas imagens, ele não tem nada a ver com o Optima atual e parece que será um carro totalmente novo. Mas, não tenha dúvidas, é o K5/Optima. Já vimos o carro em testes há um tempo, embora a camuflagem tenha feito um bom trabalho para esconder suas linhas.

Kia Optima 2020 (Coreia do Sul)
Kia Optima 2020
Kia Optima 2019
Kia Optima 2019

Com teto bem inclinado e uma grade "focinho de tigre" larga, o novo Optima apostará muito mais em estilo do que a versão atual, que não pode nem ser chamada de velha, já que tem apenas quatro anos de mercado. Os faróis trazem formato interessante, praticamente unidos à grade e com uma iluminação diurna em LED em forma de "Z", da mesma forma que o irmão maior Cadenza (K7 na Coreia do Sul).

O perfil lateral mostra uma linha de cintura proeminente bem no meio das portas e um visual limpo graças a ausência de maçanetas. Porém, tenha em mente que este modelo é uma projeção feita para a campanha de teasers, então o modelo final deve ter alterações, como maçanetas convencionais.

Kia Optima 2020 (Coreia do Sul)
Kia Optima 2020
Kia Optima 2019
Kia Optima 2019

Outras mudanças notáveis são os retrovisores laterais posicionados mais abaixo nas portas dianteiras e uma janela espia na frente, que não existe no Optima atual. Para ter uma silhueta de cupê, os designers da Kia aplicaram barras cromadas na base da Coluna A que continuam por toda a parte de cima dos vidros até a Coluna C.

As lanternas percorrem toda a traseira, em uma linha pontilhada em LED, enquanto a tampa do porta-malas levemente arqueada conta com uma barra cromada que vai de um canto a outro, acentuando a largura generosa do Optima. O teaser não mostra, mas as unidades de testes avistadas contavam com saída dupla de escape.

Kia Optima 2020 (Coreia do Sul)
Kia Optima 2020
Kia Optima 2018 (Europa)
Kia Optima 2019

A Kia também divulgou uma imagem do interior, revelando um painel de instrumentos digital praticamente colado à central multimídia bem larga. Aparenta ter menos botões no console central, enquanto a alavanca do câmbio foi substituída por um seletor giratório. No geral, o interior parece muito mais limpo do que o modelo anterior.

Embora a Kia tenha divulgado estas projeções do novo Optima, ela ainda não comenta quando fará o lançamento do sedã na Coreia do Sul, embora não deva demorar muito.

Fotos: divulgação