Diga o que quiser sobre o design da Kia nos carros das décadas de 1990 e 2000, mas não dá para negar que ela melhorou muito nos últimos anos, com carros como o Stinger e o atual Sportage. A fabricante sul-coreana prepara mais uma renovação, desta vez com o sedã Optima. Conhecido em seu país de origem como K5, ele aparece nos primeiros teasers, que adiantam um visual bem mais agressivo para o modelo.
Como você pode ver nas imagens, ele não tem nada a ver com o Optima atual e parece que será um carro totalmente novo. Mas, não tenha dúvidas, é o K5/Optima. Já vimos o carro em testes há um tempo, embora a camuflagem tenha feito um bom trabalho para esconder suas linhas.
Com teto bem inclinado e uma grade "focinho de tigre" larga, o novo Optima apostará muito mais em estilo do que a versão atual, que não pode nem ser chamada de velha, já que tem apenas quatro anos de mercado. Os faróis trazem formato interessante, praticamente unidos à grade e com uma iluminação diurna em LED em forma de "Z", da mesma forma que o irmão maior Cadenza (K7 na Coreia do Sul).
O perfil lateral mostra uma linha de cintura proeminente bem no meio das portas e um visual limpo graças a ausência de maçanetas. Porém, tenha em mente que este modelo é uma projeção feita para a campanha de teasers, então o modelo final deve ter alterações, como maçanetas convencionais.
Outras mudanças notáveis são os retrovisores laterais posicionados mais abaixo nas portas dianteiras e uma janela espia na frente, que não existe no Optima atual. Para ter uma silhueta de cupê, os designers da Kia aplicaram barras cromadas na base da Coluna A que continuam por toda a parte de cima dos vidros até a Coluna C.
As lanternas percorrem toda a traseira, em uma linha pontilhada em LED, enquanto a tampa do porta-malas levemente arqueada conta com uma barra cromada que vai de um canto a outro, acentuando a largura generosa do Optima. O teaser não mostra, mas as unidades de testes avistadas contavam com saída dupla de escape.
A Kia também divulgou uma imagem do interior, revelando um painel de instrumentos digital praticamente colado à central multimídia bem larga. Aparenta ter menos botões no console central, enquanto a alavanca do câmbio foi substituída por um seletor giratório. No geral, o interior parece muito mais limpo do que o modelo anterior.
Embora a Kia tenha divulgado estas projeções do novo Optima, ela ainda não comenta quando fará o lançamento do sedã na Coreia do Sul, embora não deva demorar muito.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia Optima: versão híbrida marcará retorno ao Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Kia trará Optima e Niro híbridos, mas Seltos ainda é dúvida
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Kia Optima 2020 aposta no design para subir de nível
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Kia Optima 2021 adianta visual de cupê em novas imagens