Historicamente, as opções de alto desempenho da família Golf demoram entre um e dois anos para chegar ao mercado. Nesta geração, porém, a Volkswagen apressará o calendário e mostrará ao público a aguardada variante GTI já no ano que vem, apenas poucos meses depois da estreia das configurações tradicionais.
Detalhes ainda são pouco conhecidos, mas é certo que, assim como o Golf padrão, o apimentado trará avanços consideráveis sobre o modelo atual, principalmente em pontos estratégicos como nível tecnológico e performance. O visual será uma evolução, sem grandes rupturas, conforme adianta projeção elaborada pelo X-Tomi Design.
Passados 40 anos desde a apresentação do GTI original, a nova geração continuará sendo uma das versões mais desejadas do portfólio. Além do visual com detalhes exclusivos e apelo emocional, o pacote tecnológico e o nível de desempenho prometem se destacar. Nesse sentido, o conhecido motor 2.0 TSI (turbo e injeção direta) terá aperfeiçoamentos e passará a entregar algo acima de 250 cv de potência, contra os 230 cv atuais. Na configuração TCR, será possível alcançar até 290 cv. Na prática, não será o GTI mais potente já vendido pela VW, uma vez que a variante limitada Clubsport S oferecida na Europa tinha 310 cv, mas certamente continuará fazendo do modelo um dos mais dinâmicos da categoria.
Uma data específica para o lançamento ainda não foi confirmada. Na melhor da hipóteses, a estreia poderá acontecerá na próxima edição do Salão de Genebra, na Suíça, em março. A melhor notícia para os brasileiros é que a versão GTI, ao lado da híbrida GTE, são as que mais têm chance de chegar por aqui, como importadas.
Fonte: X-Tomi Design / Facebook
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito