A Hyundai marca presença na edição deste ano do tradicional SEMA Show, em Las Vegas, com uma estranha proposta para o cupê Veloster. Batizada de Grappler Concept (foto acima, única divulgada até agora), a atração é uma versão aventureira desenvolvida para fazer do modelo uma curiosa opção estilosa para uso off-road.
Entre as principais mudanças, destaque para maior distância em relação ao solo (combinando ângulos de entrada e saída otimizados para transpor com maior desenvoltura terrenos de difícil acesso) e protetores dianteiros e traseiros desenvolvidos para garantir segurança contra obstáculos como rochas ou galhos, por exemplo.
Além disso, há pneus off-road de grandes dimensões (incluindo o estepe que curiosamente vai pendurado no teto), rodas com desenho inédito, capô confeccionado em fibra de carbono, caixas-de-roda com moldura plástica, adesivos com a grafia Grappler estilizada (nas laterais e para-choque dianteiro) e uma infinidade de luzes de LED tanto na dianteira quanto no bagageiro do teto. Por dentro, há gaiola de proteção, bancos da marca Recaro, kit de primeiros socorros, kit de assistência na estrada e até uma barraca de camping.
Mudanças na mecânica, além da suspensão e do novo escapamento, não foram mencionadas. A motorização também não foi confirmada, embora o mais provável é que tenha sido adotado o motor 2.0 turbo de 275 cv. Não há planos para produção em série, tendo em vista ser um show-car desenvolvido apenas para apresentação no evento.
O Veloster teve uma rápida e meteórica carreira no Brasil, onde ficou conhecido por sua exótica configuração de 3 portas e pelo desempenho pífio, já que usava o mesmo motor 1.6 do HB20 (128 cv) ligado ao um câmbio automático. A Hyundai até ensaiou trazer a versão turbo e esta nova geração, mas a imagem do modelo já estava tão arranhada que os planos foram engavetados.
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Veloster sairá de linha em julho, segundo publicação
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai Veloster tem gama reduzida e começa a sair de linha
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Veloster N ganha transmissão de dupla embreagem e mais torque
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Hyundai RM19: conheça o Veloster com motor central de quase 400 cv