Kia terá versão própria do Hyundai Venue para enfrentar Ford EcoSport

Modelo será lançado inicialmente na Índia, mas terá alcance global

Hyundai Venue 2020 Hyundai Venue 2020

Assim como já acontece em praticamente todas as categorias do mercado, a estratégia de equivalência de modelos praticada por Hyundai e Kia também será adotada no segmento de SUVs de entrada. Conforme relata nesta semana a imprensa indiana, a marca desenvolverá sua própria versão do Hyundai Venue e passará a ter representatividade no mercado de pequenos crossovers para enfrentar Ford EcoSport, Suzuki Vitara Brezza e Tata Nexon. O projeto atende internamente pelo codinome QYI e já está em fase adiantada de desenvolvimento. A Índia será o primeiro país a recebê-lo, mas o alcance comercial será global - exatamente como já ocorre com o Venue.

Detalhes sobre a novidade ainda são limitados, mas tudo indica que um conceito será apresentado em 2020 para avaliar a receptividade do público quanto ao design. Nesse sentido, são esperadas linhas dinâmicas e de apelo jovial, incluindo soluções como carroceria bi-color (com teto em tonalidades contrastantes) e diversas opções de personalização. Por dentro, a conectividade será bastante explorada, com direito ao mais moderno sistema de entretenimento da Kia, suporte para carregamento sem fio para celulares e, nas versões mais caras, sistema de internet a bordo. O acabamento também será diferenciado, incluindo diversas opções de textura e revestimentos, além de detalhes coloridos.

A plataforma será a mesma do Venue, o que acaba por também confirmar a mesma oferta de motores. Entre eles, destaque para o 1.0 turbo GDI com potência de 120 cv, que poderá vir associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. Uma opção turbodiesel também será oferecida. O lançamento oficial deve acontecer entre o final de 2020 e o início de 2021.

Em termos dimensionais, o novo SUV terá menos de 4 metros de comprimento e será posicionado abaixo do Seltos (rival de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Honda HR-V), de modo a atuar nos mercados onde o Stonic (exclusivo da Europa) não é vendido.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com