Aguardado desde meados do ano passado, o principal lançamento da Volvo no segmento de veículos elétricos acaba de se tornar realidade. Carregando o sobrenome Recharge (que será usado por todos os futuros veículos eletrificados da marca), a versão 100% elétrica do crossover XC40 chega para inaugurar uma nova era dentro da empresa e abrir caminho para uma série de inovações.
Até 2025, a meta é concentrar 50% de todas as vendas globais em modelos de propulsão EV. Para tanto, pelos próximos cinco anos, a montadora promete lançar um novo carro totalmente elétrico a cada ano. "Já dissemos isso várias vezes antes: para a Volvo, o futuro é elétrico", disse o chefão Håkan Samuelsson.
Praticamente idêntico ao modelo tradicional, o XC40 Recharge se diferencia apenas nos detalhes. Entre as novidades, destaque para grade frontal exclusiva, rodas com desenho inédito, logotipos específicos e ausência de saídas de escapamento. Há ainda novas opções de cor para a carroceria (incluindo um tom chamado Sage Green).
A plataforma CMA, usada também pelas versões normais do XC40, já era preparada para eletrificação. Manteve os 4,42 metros de comprimento e 2,03 m de largura. Porém, por receber um conjunto de baterias de 78 kWh no assoalho, o vão livre em relação ao solo caiu de 211 milímetros para 175 mm. As baterias também reduziram o espaço do porta-malas para 413 litros (antes eram 460 litros). Para compensar, a Volvo aproveitou o espaço liberado sob o capô para criar mais um bagageiro de 31 litros. Também ficou mais pesado, com 2.150 kg, comparado aos 1.497 kg da versão a combustão.
Por dentro, os destaques são o novo painel de instrumentos digital, que estreia no elétrico; e a central multimídia, agora desenvolvida em parceria com a Google. Oficialmente conhecido como Android Automotive OS, o dispositivo é operado por uma versão da plataforma Android desenvolvida especificamente para carros e integra recursos como Google Assistente, Google Maps e Google Play Store. É possível usar o Google Assistente para controlar algumas funções do veículo, como o ar-condicionado.
O controle de cruzeiro adaptativo foi atualizado, sendo o primeiro carro da Volvo a usar o software desenvolvido pela Zenuity, joint-venture da Volvo com a Veoneer para desenvolvimento de sistemas autônomos e de assistências de condução. Utiliza radares, câmeras e sensores ultrassônicos e a montadora diz que ele ainda pode ser melhorado, estabelecendo as bases para a tecnologia de condução autônoma.
Em termos mecânicos, a Volvo confirma autonomia de 400 km, usando dois motores com 413 cv de potência combinada e 67,3 kgfm de torque. A fabricante diz que ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 180 km/h. Além disso, garante que a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos, desde que em um sistema de carregador rápido.
A Volvo ainda não falou o preço final, mas espera que custe cerca de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 208 mil). A marca aposta tanto nele que, para atender ao crescimento previsto na demanda pelos modelo da linha Recharge, a fabricante confirma que em breve triplicará a capacidade de produção. No Brasil, como o XC40 híbrido será o destaque da marca para o ano que vem, o lançamento está confirmado para 2021.
Fotos: divulgação e Motor1.com
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