Até então, o sedã havia sido apresentado apenas no modelo para os EUA

Apresentado até então apenas na versão destinada aos Estados Unidos, o Nissan Versa de nova geração agora é revelado ao público na configuração latino-americana. O visual é basicamente o mesmo, mas notamos diferenças na composição dos faróis (que dispensam as luzes de cor âmbar exigidas pela legislação dos EUA) e na paleta de cores, com tonalidades mais adequadas ao gosto local. É com esse visual que o sedã chegará ao Brasil em meados de 2020, importado do México, com a mira diretamente apontada para rivais como Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus, Toyota Yaris Seda e Honda City.

Nissan Versa 2020 (México)

Nesta nova geração, o Versa está 4,5 cm mais largo, 4 cm mais longo e cerca de 5,8 centímetros mais baixo. A plataforma é a mesma do crossover Kicks, uma versão aprimorada da antiga arquitetura do March. Também do SUV veio a inspiração para o novo design, marcado pela grade frontal em formato de V, teto estilo flutuante com revestimento em preto na coluna C e faróis bem esculpidos. Já na traseira, os traços acompanharam o estilo dos sedãs mais refinados da marca, com lanternas horizontais que avançam sobre a tampa do porta-malas. Este, inclusive, diminuiu de capacidade em favor do estilo, acomodando agora 425 litros (contra 460 l do antigo).

O motor 1.6 ofertado no México é semelhante ao do Kicks nacional, mas com um pouco mais de potência e torque: 124 cv e 15,7 kgfm - por aqui será flex, o que pode levá-lo a usar a mesma configuração do SUV. A transmissão é a conhecida automática CVT XTronic da Nissan, com modo Sport e simulação de 6 marchas.

Nissan Versa 2020 (México)
Nissan Versa 2020 (México)

Quando chegar ao Brasil, na metade do ano que vem, o novo Versa será oferecido apenas nas versões mais caras, de modo a acompanhar o posicionamento de Yaris e City, principalmente. Dessa forma, conforme antecipado Motor1.com nesta semana, a antiga geração produzida em Resende (RJ) e assumirá o nome V-Drive para não gerar confusão por parte do consumidor. Na prática, terá sua gama simplificada, perdendo, por exemplo, as versões mais caras com câmbio automático.

Fotos: Divulgação 

Galeria: Nissan Versa 2020 (México)