Falta de encosto de cabeça central no banco traseiro tirou pontos do compacto

Já confirmado para a América Latina em 2020, o novo Peugeot 208 começou a ser vendido na Europa e isso significa que é hora do Euro NCAP realizar os testes de segurança com ele. O compacto passou pelo crash-test e recebeu 4 estrelas do total de 5. A organização diz que ele chegou bem perto de conseguir a nota máxima, só que o desempenho ruim em um dos testes fez com que perdesse pontos o suficiente para ser rebaixado para 4 estrelas.

Galeria: Peugeot 208 2020 - Euro NCAP

O Euro NCAP diz que o novo Peugeot 208 é “respeitável” em sua segurança, mas que não será uma boa escolha para quem pretende conduzir com adultos sentados no banco traseiro. Isso porque o teste que impediu o hatch de receber a nota máxima foi a de efeito chicote no banco traseiro. Recebeu uma nota “fraca”, a pior possível, por não ter encosto de cabeça no assento central traseiro em algumas versões.

Ainda assim, a organização considera o novo 208 um passo adiante em comparação à geração passada. Embora ela tenha recebido nota máxima no teste realizado em 2012, os critérios de avaliação tornaram-se muito mais rígidos desde então. O Euro NCAP ainda elogiou que o carro conta com mais equipamentos de segurança de série, como frenagem autônoma de emergência.

Enquanto isso, ficamos na espera do novo Peugeot 208 no Brasil. O site Autoblog Uruguai entrevistou Nicolás Bonnardon, gerente de produto do veículo, que confirmou o lançamento do hatch em setembro de 2020, estreando primeiro no Uruguai. Será feito em El Palomar (Argentina). O executivo ainda disse que ele será basicamente igual ao modelo europeu. Até o elétrico e-208 está confirmado, ainda sem data de lançamento.