Se o mês de setembro concentrou os três principais lançamentos de 2019 (Novos Corolla, Onix e HB20), outubro começa com o primeiro teste do inédito Onix Plus aqui no Motor1.com - já num comparativo contra o VW Virtus. Enquanto isso, a Caoa Chery lançou por aqui seu primeiro modelo elétrico, a versão EV do sedã Arrizo 5. E a Renault mostrou a reestilização do Kwid na Índia, que mais tarde virá para o modelo nacional. Confira a seguir o que movimentou a semana automotiva!
Motor1.com fez o primeiro teste de pista com o novo Onix Plus 1.0 turbo e, para acompanhar, já o colocou lado a lado com o VW Virtus, atual referência do segmento. Mesmo menos potente e sem injeção direta, o modelo da Chevrolet surpreendeu ao vencer as provas de desempenho e consumo. Também se mostrou imbatível na relação custo-benefício ao custar quase R$ 14 mil a menos que o rival. Confira o comparativo completo.
Após diversos flagras e teasers, a Renault divulgou as primeiras imagens e informações do Kwid reestilizado. O modelo estreia primeiro na Índia, mas, curiosamente, teve o design desenvolvido no Brasil - a proposta nacional venceu a de outros estúdios da marca. A principal mudança está na dianteira com conjunto óptico duplo, no estilo da Fiat Toro, mas também há lanternas com nova distribuição de luzes e painel mais refinado, além de uma inédita multimídia com tela de 8". Essas novidades também chegarão ao Kwid brasileiro, mas ainda demoram, lembrando que o modelo foi lançado por aqui há apenas dois anos.
Num rápido test-drive em pista fechada, o protótipo do VW Polo GTS mostrou bom desempenho e uma tocada mais divertida, fruto do motor 1.4 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) e da suspensão mais firme. Mas, mesmo assim, ele anda muito próximo do T-Cross com o mesmo propulsor, enquanto o câmbio automático tira um pouco da esportividade do conjunto. Emulador do ronco do motor na cabine é efeito positivo. As vendas começam no primeiro trimestre de 2020, junto com o Virtus GTS.
A Caoa Chery lançou nesta semana o Arrizo 5e, versão elétrica de seu sedã compacto. O motor elétrico está no eixo dianteiro, gerando o equivalente a 122 cv de potência e 28,1 kgfm de torque. A autonomia é de 322 km, de acordo com o Inmetro. Confortável e esperto na cidade, ele ainda peca no preço: R$ 159.900, quase tão caro quanto modelos elétricos de marcas mais tradicionais, como o Nissan Leaf.
No último mês completo de vendas do Prisma (ele vai se tornar Joy Plus em breve), o modelo saltou para a segunda posição do ranking e configurou, ao lado do líder Onix, uma inédita dobradinha da Chevrolet no mercado brasileiro. Outro que mereceu destaque foi o Renault Kwid, que subiu ao pódio e deixou Ford Ka e Hyundai HB20 para trás. Ajudada pelo seu subcompacto, a marca francesa teve, em setembro, seu melhor resultado nos últimos três anos.
O Grupo VW apresentou, na Suécia, seus planos de eletrificação para o segmento de caminhões e ônibus no Brasil. São duas versões do caminhão e-Delivery, com diferentes capacidades de carga, e o coletivo E-Flex, capaz de funcionar com motores elétricos e a combustão. As vendas começarão em 2020.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
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