Característica de qualquer lançamento automotivo hoje em dia, a conectividade a bordo está estabelecendo uma relação de aproximação entre montadoras de veículos e operadoras de telefonia móvel. Prova disso é que logo depois da Claro (que tem parceria com a Chevrolet no My Link), a Vivo também entra neste segmento com a oferta de seu próprio programa de conectividade.
Batizado de Vivo Car, o serviço pode ser contratado por qualquer pessoa (inclusive por quem não tem celular da Vivo) e transforma o automóvel em um hotspot Wi-Fi móvel com 40GB de internet por mês, além de oferecer informações em tempo real sobre a saúde do veículo, incluindo possíveis falhas mecânicas ou elétricas.
Segundo a Vivo, o serviço contempla um dispositivo que deve ser conectado à entrada OBD2 do carro, um aplicativo para celular e um plano do serviço com 40GB exclusivos para navegar na internet do carro. Com o pacote de dados, até cinco passageiros poderão ter acesso para navegar em serviços de streaming e redes sociais, por exemplo, sendo ilimitado o acesso ao Waze e ao WhatsApp (ou seja, sem descontar da franquia). O sistema oferecerá ainda alertas em tempo real sobre a saúde do veículo (possíveis falhas mecânicas ou elétricas) e planejamento de revisões e alertas de segurança - informações que também poderão ser acessadas por pessoas que compartilham o mesmo carro (desde que devidamente autorizadas pelo assinante).
Além disso, todos poderão receber notificações no celular, incluindo se o carro foi ligado, desligado, se ultrapassou a velocidade configurada, uma possível colisão ou até mesmo se está sendo rebocado. Por fim, a Vivo destaca a presença de um recurso de geolocalização que informará sobre a posição atual do veículo a qualquer momento e possibilitará ainda a fixação áreas onde o carro poderá transitar e caso o veículo saia da zona pré-definida, todos serão avisados.
O contrato tem validade de um ano por R$ 718,80, ou 12 parcelas mensais de R$ 59,90. No primeiro ano, o valor cobrado corresponde ao dispositivo. Depois, o valor continua igual, mas se torna o valor do pacote de dados.
Fonte: Vivo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia