Oferecidos nas concessionárias em regime de pré-venda desde meados de agosto, os novos Audi A6 e A7 Sportback acabam de ser oficialmente lançados no Brasil. Importados da Europa, ambos desembarcam no país em versão única Performance com preços a partir de R$ 426.990 e R$ 456.990, respectivamente. Irmãos de plataforma, têm sob o capô o motor V6 3.0 TFSI (o mesmo usado pelo SUV-cupê Q8) de 340 cv e 51 kgfm de torque, sempre ligado ao câmbio automático de 7 marchas com sistema de tração integral Quattro. O pacote tecnológico recheado de recursos de última geração também é comum a ambos, assim como a performance garantida pelo conjunto mecânico.
Entre os equipamentos, destaque para piloto automático adaptativo, assistente de faixa e nada menos que três diferentes telas digitais para abrigar os comandos de painel de instrumentos, central multimídia e demais funções internas. Na tela superior de 10,1 polegadas, o display traz o MMI que exibe diversas informações, como interface com smartphones com Android e iOS, informações de navegação, seleção de rádio e o Audi Drive Select com 5 funções de direção: Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Auto. O display inferior, de 8,6 polegadas e montado no console do túnel central, fornece acesso ao controle de climatização, funções de conforto e entrada de texto.
A lista inclui ainda o Traffic Jam Assist, que alia o controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist para criar um sistema de assistência de condução, e o Audi Side Assist, que reúne várias tecnologias de segurança. Entre elas, chama atenção o Audi Pre Sense traseiro, que reconhece a iminência de uma colisão e prepara os passageiros aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros.
Há ainda o Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios se necessário). Completa o pacote sistema de câmera em 360°, que auxilia o motorista na hora de estacionar ao mostrar o veículo digitalmente no display do MMI.
Sob o capô, o motor de 240 cv garanta aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos no caso do A6 e 5,3 segundos no A7 Sportback. Em ambos, a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Além do desempenho, o propulsor se destaca pelo associado com um híbrido leve de 48V, considerado 4 vezes maior que de um carro normal. Graças ao dispositivo, os veículos conseguem rodar na cidade apenas no modo elétrico e desligar o motor em algumas situações de velocidade de cruzeiro, de 55 a 160 km/h. O principal objetivo é reduzir a emissão de CO2.
Por aqui, os clientes poderão escolher entre 12 cores para a carroceria: Azul Firmamento, Azul Navarra, Bege Carat, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Vesúvio, Prata Florete, Preto Mito, Verde Avalon, Vermelho Tango, Branco Ibis e Preto Brilhante. Para o interior, os clientes podem escolher entre o preto, cinza e marrom. Já na lista de opcionais, há Head-up display, Night Vision Assist e faróis Full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e assinatura de luzes ao travar e destravar as portas. No A6 ainda é possível optar por um desenho exclusivo de roda 20”.
Fonte: Audi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi irá lançar os novos A5, Q5 e A6 e-tron ainda em 2024
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
GWM Ora 03 e BYD Yuan Plus recebem nota máxima em eficiência na Europa
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Audi A6 2021 estreia versão com motor 2.0 turbo por R$ 399.990
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Audi A6 ganha versão híbrida plug-in com 53 km de autonomia elétrica