Protótipo simboliza inauguração do novo centro de design da Renault em Bucareste

Em homenagem à inauguração do novo centro de design do grupo Renault em Bucareste, no sul da Romênia, a Dacia (braço local do grupo francês) desenvolveu um curioso conceito com base na nova geração do Duster. Com carroceria pintada em um chamativo tom de amarelo, o protótipo é descrito como "o Duster em sua versão mais agressiva" e foi projetado pela equipe responsável pelo setor de cores e materiais do novo centro. O objetivo foi explorar as mais variadas possibilidades de personalização para divulgar a capacidade do novo empreendimento em termos de criatividade e inovação, bem como acentuar a pegada robusta do modelo.

Galeria: Dacia Duster - Conceito off-road

O projeto levou cerca de 6 meses para ser concluído e, além da pintura em amarelo brilhante, incluiu a adoção de uma série de acessórios de fábrica. Entre as novidades, há para-choque dianteiro com luzes de LED integradas, arcos plásticos nas caixas-de-roda, pneus de uso off-road, proteções laterais plásticas, rodas amarelas (que acompanham a tonalidade da carroceria) e adesivos aplicados na parte traseira para simular marcas de lama. "Queríamos causar o máximo efeito com o mínimo de recursos: tudo nele tem o espírito Dacia", disse Jean-Philippe Salar, diretor do novo centro de design.

No Brasil, onde o Duster é vendido sob a bandeira da Renault, a nova geração será lançada no início de 2020. Inicialmente, apenas o motor 1.6 SCe será oferecido. Já em 2021, as versões mais caras passarão a contar com o novo 1.3 TCe de 170 cv no lugar do atual 2.0 aspirado.

Fonte: Renault/Dacia