Quase um mês depois de revelar que buscava investimentos da Volkswagen e da Toyota no Brasil, o governador do estado de São Paulo, João Doria, confirma que a fabricante japonesa irá produzir um novo carro em uma de suas fábricas em território paulista. De acordo com Doria, o anúncio será feito no dia 19 (quinta-feira), direto de Nagoya, onde ele irá se reunir com os executivos da montadora.
“Vamos anunciar um novo investimento, um novo veículo e novos empregos em uma das unidades de São Paulo”, disse Doria durante a coletiva de imprensa transmitida hoje em sua conta no Instagram. O governador não deu mais detalhes sobre os planos da Toyota, nem mesmo qual de suas fábricas receberá o aporte – a fabricante conta com unidades de produção em Indaiatuba, São Bernardo do Campo e Sorocaba, além da fábrica de motores em Porto Feliz.
Segundo o site Automotive Business, o investimento será de R$ 1 bilhão e devem ser destinados à fábrica em Sorocaba, que produz Etios e Yaris. O aporte tem como objetivo produzir um inédito SUV compacto, permitindo que a Toyota finalmente entre no segmento. O valor de R$ 1 bilhão é o mínimo cobrado pelo governo para que a empresa receba o abatimento na cobrança de ICMS de 2,5%, parte do programa IncentivAuto.
Este novo modelo ainda não é conhecido. Sabemos que a Toyota prepara a apresentação de um SUV compacto no dia 5 de novembro, logo após o Salão de Tóquio (Japão). Este modelo será um derivado do Daihatsu DN Trec, usando a plataforma TNGA GA-B, feita para carros compactos e que também servirá de base para a nova geração do Yaris. E ainda pode ser batizado como Rush, nome que a empresa já utilizou para crossovers no passado. O valor investido em Sorocaba é o mesmo que a montadora colocou em Indaiatuba para produzir a nova geração do Corolla. Este modelo deve chegar ao Brasil somente em 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford demitirá 4.000 funcionários em operações na Europa
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina