A General Motors anuncia parceria com a Google para o desenvolvimento de um novo sistema multimídia para os seus veículos, usando o Android Automotive OS. Isso dará suporte a tecnologias e aplicativos como Google Assistente, Maps e mais, além de baixar novos apps através da Play Store. Embora seja baseado no Android 10, não perderá compatibilidade com o Apple CarPlay. A estreia acontecerá em 2021, em um modelo ainda não revelado.
Esta parceria entre GM e Google tem peso maior em outros mercados, principalmente nos Estados Unidos. Há uma corrida entre Google Assistente e Amazon Alexa para definir qual será o padrão para os assistentes de voz, com a Amazon cada vez mais forte no país. E, como os dois sistemas estão muito à frente dos comandos de voz dedicados usados pela maioria das fabricantes, a experiência será melhor para os usuários.
Santiago Chamorro, vice-presidente da GM para experiência conectada dos clientes, comenta que os proprietários poderão marcar revisões dos carros da Chevrolet por comandos de voz, para citar um exemplo. Porém, não deve ser de graça. Isso será tratado como um serviço, com um custo separado como será o caso do 4G do Cruze 2020 ou com o OnStar – falando nele, o OnStar continuará a ser oferecido nos carros da fabricante.
Além do uso do assistente de voz da Google, a central multimídia adotará outros aplicativos como padrão, como é o caso do Google Maps, substituindo o navegador por GPS desenvolvido pela GM. Isso não significa que será tudo da Google. A GM diz que continuará a oferecer alguns serviços exclusivos relacionados aos veículos.
O sistema ainda está em desenvolvimento e tem lançamento programado para 2021, para todas as marcas da GM e em todos os mercados, exceto na China – onde a Google não opera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia