Durante o WWDC 2019, feira de desenvolvedores da Apple, a fabricante mostrou várias novidades. Entre elas está uma atualização para o Apple CarPlay, uma boa notícia já que o sistema não recebeu grandes melhorias desde 2014. A nova versão estará disponível no 3º trimestre, quando será lançado o iOS 13 e trará uma nova interface, simplificando seu uso ao mostrar mais informações na tela principal, como mapa de navegação, a mídia que está tocando e mais.

Tem mais boas notícias. Agora o iPhone não irá enviar automaticamente a imagem do celular para a central multimídia, o que elimina aquele problema de quando temos que mexer em algo no aparelho e ele espelha a imagem no carro. A assistente Siri também evoluiu. Será possível dar comandos de voz que mexam em aplicativos que não são da Apple, como Spotify e Waze. Ou seja, será fácil pedir que encontre um endereço e mostre o caminho pelo Waze.

A Apple ainda anunciou que irá adicionar o modo "não perturbe", fazendo com que não exiba nenhuma notificação de modo a não atrapalhar o motorista. Para completar a experiência, a fabricante ainda colocará um modo noturno, que muda o esquema de cores para tons escuros de modo a reduzir a luminosidade durante a noite.

Vale lembrar que a Apple ainda está ampliando as funcionalidades do Waze com o CarPlay. Desde a última atualização, é possível exibir a tela do navegador na central multimídia com o velocímetro e velocidade máxima permitiva. Por fim, terá mais algumas funções, como sugestão de trajetos de acordo com os hábitos do motorista.

'
Envie seu flagra! flagra@motor1.com