Apresentado em junho inicialmente na configuração esportiva ST-Line X, o corssover Puma, da Ford, acaba de ter seu catálogo de versões ampliado com o lançamento da variante Titanium X. Desenvolvida para ocupar o topo da gama, a novidade se diferencia pelo fato de reunir uma série de equipamentos exclusivos, incluindo cromados e rodas de 18 polegadas com design de 10 raios. A apresentação para o público acontecerá na próximo semana, no Salão de Frankfurt, com vendas logo na sequência. No mercado europeu, o Puma será posicionado acima do EcoSport e abaixo do Kuga, tendo produção concentrada na fábrica de Craiova, na Romênia, onde também é produzido o EcoSport.
De série, o Puma Titanium X vem equipado com sistema de carregamento sem fio, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, sistema de som B&O de 10 alto-falantes com 575 watts e luzes de posição nos retrovisores (iluminação o chão quando o motorista abre a porta), além dos já citados detalhes cromados e rodas de 18 polegadas. O modelo é considerado ainda o primeiro Ford a ter bancos com capas removíveis e laváveis e o primeiro do segmento equipado com com bancos de massagem lombar. Há também assistente de faixa com detector de pontos cegos, sistema pré-colisão com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo e até reconhecimento de placas de trânsito.
Sob o capô, marca presença o motor EcoBoost de três cilindros, na versão 1.0, com dois níveis de potência: 125 cv e 155 cv. O propulsor conta com sistema de desativação de cilindros, sendo capaz de rodar com somente dois ligados quando o carro estiver em velocidade de cruzeiro ou andando sem usar o acelerador. Dados de fábrica indicam consumo de 17,8 km/litro. Equipado com um sistema híbrido-leve de 48V, o modelo chega a fazer 18,5 km/l, uma vez que o gerador entra no lugar do alternador e funciona como um motor em momentos específicos. O torque, porém, ainda não foi revelado. As opções de câmbio incluem uma transmissão manual de 6 marchas e outra automatizada de 7 posições.
Ao todo, o Puma mede 4,19 m de comprimento, 1,54 m de altura e 1,80 m de largura. A suspensão é independente do tipo McPherson na dianteira e por eixo de tração na traseira. A plataforma é a mesma da Festa europeu. Os principais rivais são Renault Captur, Peugeot 2008, Nissan Juke e Fiat 500X.
Fonte: Ford
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