PSA supera Mercedes-Benz e BMW em percentuais de lucro
Resultados do segundo trimestre de 2019 mostram clara vantagem do grupo francês
Apesar de a lógica do mercado fazer parecer que montadoras de luxo automaticamente acumulam os maiores índices de rentabilidade, a realidade dos números mostra resultados bastante surpreendentes. Prova disso foi publicada nesta semana pela Automotive News Europe, que revela em relatório dados relacionados ao segundo trimestre de 2019 com o grupo PSA significativamente melhor posicionado que marcas premium como Mercedes-Benz e BMW no quesito rentabilidade. A análise aponta que enquanto as fabricante alemãs alcançaram EBIT (lucros antes de impostos e juros) de 1,4% e 2,8%, respectivamente, o conglomerado francês que reúne Peugeot, Citroën, Opel e Vauxhall obteve retorno operacional de 8,7%.
Galeria: Peugeot e208 2019
Até mesmo a Skoda, marca generalista do grupo Volkswagen, obteve margem melhor que as germânicas: 8,1%. O resultado é intrigante quando se leva em conta índices de anos anterior (quando Mercedes e BMW alcançam 10% e 8%, nesta ordem) e mais ainda quando consideramos os altos preços cobrados por essas marcas. A explicação, segundo a Automotive News, está no fato de as marcas estarem investindo pesadas quantias em pesquisa e desenvolvimento, principalmente no tocante à tecnologias para veículos elétricos e autônomos. Além disso, pesa contra a desaceleração do mercado chinês, juntamente com a guerra comercial travada entre China e EUA.
Tanto Mercedes quanto BMW obtiveram grande sucesso financeiro quando o mercado chinês estava em acelerada expansão, mas agora sofrem diretamente com a contração. Por sua vez, a PSA não acumula tanta dependência do país e de certa forma acabou se protegendo da crise.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW M4 CS: dirigimos o esportivo com apenas 35 unidades no Brasil!
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV