Mercedes admite que vendas da picape Classe X estão abaixo do esperado
Modelo seria lançado no Brasil neste ano
Lançada oficialmente em 2017 com a expectativa de criar um novo nicho e se posicionar como a primeira picape média de uma montadora premium europeia, a Mercedes-Benz Classe X parece ter falhado em sua missão. Durante entrevista concedida à agência de notícias Reuters, o chefe da Mercedes-Benz Vans (área responsável pela comercialização da picape) admitiu que as vendas globais do modelo estão bem abaixo das previsões da empresa. Marcus Breitschwerdt não explicou os motivos do fraco desempenho, mas relatou que pode haver relação com a desaceleração da procura por veículos a diesel - fenômeno que vem atingindo fortemente a divisão comercial.
Galeria: Mercedes-Benz Classe X
Há algumas semanas, fontes ligadas à Mercedes-Benz relataram que a Classe X poderia não ter futuro dentro da marca e ser descontinuada já na atual geração. O modelo é fruto de uma parceria com o grupo Renault-Nissan e a relação entre as marcas estremeceu depois que a produção da picape na Argentina foi cancelada. Oficialmente, Breitschwerdt não confirmou a informação, mas adiantou que atualmente a administração da empresa está ocupada realinhando toda a orientação estratégica. O executivo também afirmou que não há qualquer interesse em desenvolver uma picape maior, aos moldes da Ford F-150 ou Chevrolet Silverado.
Durante todo o ano de 2018, a Classe X vendeu globalmente apenas 16.700 unidades, sendo oferecida na Europa, Austrália e África do Sul. Embora seja um modelo considerado de nicho e de alcance comercial restrito na comparação com outras picapes médias, o resultado é desanimador. Para efeito de comparação, Toyota Hilux e Ford Ranger emplacaram no mesmo período 549.585 e 267.207 unidades, respectivamente. No Brasil, o lançamento da Classe X era previsto para este ano, mas o cancelamento da produção na Argentina praticamente inviabilizou o plano.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz Classe X tem unidades ao relento em fábrica na Argentina
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Mercedes-Benz não tem mais planos para picapes mesmo com a nova Mitsubishi L200
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Mercedes-Benz Classe X com 6 rodas é mostrado por customizadora
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Oficial: Picape Mercedes-Benz Classe X terá producão encerrada em maio