A história da Fiat nos Estados Unidos sempre teve altos e baixos, com relativo sucesso de cupês e conversíveis até chegar ao sucesso que a Alfa Romeo tem feito por lá recentemente. Assim, os italianos clássicos são raros mas tem seus fãs espalhados muitos lugares.

Um deles, Tom Dotter, ex-militar e entusiasta da marca chegou a fundar um clube de fãs das linhas Fiat e Lancia. Além disso, também criou a Aspen Import Auto, uma oficina especializada em consertos e restaurações de carros italianos e japoneses localizado em Englewood, próximo à Denver, no Colorado.

Tom faleceu de ataque cardíaco em maio e para sobreviver financeiramente, as filhas Matt Dotter and Ginger Warner Dotter decidiram vender sua coleção. Tom nunca foi conectado à tecnologia e sequer tinha um website ou vendia peças pelas internet. Foi quando Matt e Ginger montaram um site que a situação mudou.

As duas listaram os 75 veículos que são vendidos por US$ 250 cada um, com retirada por conta do comprador. Enviamos uma mensagem às herdeiras dos carros que relatam terem ficado assustadas com a repercussão. “Pedimos que as pessoas não venham aqui ou mesmo liguem sem antes agendar uma visita pois não há espaço para estacionar os carros e nem temos equipe para ajudar. Dispomos um e-mail, marcamos as visitamos e quem comprar um carro deve pagar em dinheiro e retirar até 31 de agosto”, disseram.

Há verdadeiras preciosidades como o Lancia Yugo, um divertido hatch com motor 1300cc usado em muitos modelos Fiat. Foi vendido nos Estados Unidos entre 1985 e o início dos anos 1990.

Também faz parte do lote um raríssimo X1/9 com carroceria Bertone fabricado de 1972 a 1982, com motor traseiro 1300cc ou 1500cc

O Fiat 850 coupé chegou a fazer sucesso no final dos anos 1960 nos Estados Unidos. Era a última palavra em esportivos pequenos com seu motor de 843cc e até 52cv, suficiente para empolgar o carro de 700kg.

Outro carro raro à venda por US$ 250 é o Fiat 128. Esse veículo foi vendido com sucesso nos anos 1970 em muitos países, inclusive deu origem ao Lada Laika, vendido no Brasil logo após a abertura econômica nos anos 1990. A versão três volumes também fez sucesso na Argentina onde há muitas peças para facilitar um eventual trabalho de restauração.

Também há peruas Fiat 131 neste lote de veículos. A motorização é a mesma do modelo 128, carro raro em qualquer lugar do mundo.

A família de Tom Dotter disponibiliza informações sobre os carros no site Fiat Rescue.

O AutoShow Collection é parceiro do Motor1.com Brasil. O evento acontece sempre na primeira terça-feira de cada mês, mas durante o mês de julho, ocorrerá em todas as terças-feiras. Reúne carros clássicos e modificados no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). Para mais informações, acesse www.autoshowcollection.com.br 

Galeria: 75 carros Fiat, Alfa Romeo e Lancia à venda nos EUA

Envie seu flagra! flagra@motor1.com